ghost image socials
Campanha Nacional de 2018 da Luta Contra o Tabagismo
“Opte por Amar Mais”
30 de maio de 2018
Image
Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
“Opte por Amar Mais”
Marco Silva
Jornalista

Licenciado em comunicação, apaixonado por música e pelas coisas boas da vida. Uma boa história, uma boa conversa são coisas que não têm valor mensurável e é isso que tento trazer para o trabalho que faço.

A curta-metragem “Opte por Amar Mais” será a base da campanha nacional de 2018 da Luta Contra o Tabagismo. Trata-se de uma abordagem inovadora na forma de tratar a informação que todos os anos é divulgada pelo Programa Nacional para a Prevenção e Controlo do Tabagismo e de alertar a população para a problemática do tabagismo.

A ideia criativa para a campanha «Deixe de Fumar. Opte Por Amar Mais» tem como público-alvo as mulheres jovens, por ser o grupo onde o consumo de tabaco está a aumentar, ao contrário do que está a acontecer com os homens.

Esta curta-metragem resultou de um concurso de ideias realizado pela Escola Profissional de Artes, Tecnologias e Desporto (EPAD), junto dos seus alunos, dos 16 aos 19 anos. Daí resultaram cerca de 20 propostas que foram avaliadas por um júri composto pela diretora do Programa Nacional para a Prevenção e Controlo do Tabagismo, Emília Nunes, pelo realizador e professor da EPAD, André Badalo, pela professora de Design e de História de Arte da EPAD e por um realizador convidado.

As cinco ideias selecionadas foram apresentadas ao Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, e à Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, no Palácio Foz, em Lisboa, que escolheram a ideia vencedora.

O guião vencedor foi idealizado e escrito por duas alunas, de 18 anos, e para uma das jovens teve um efeito catártico, na medida em que nele retratou a sua própria história.

A proposta de guião escolhida foi, entretanto, trabalhada em sala de aula, no módulo de guião e realização. E o realizador André Badalo trabalhou com as duas principais guionistas para fecharem a última versão de guião.

Com o guião já pronto, André Badalo sugeriu nomes de três mulheres para interpretarem o papel da protagonista e a Diretora-Geral da Saúde escolheu a atriz Paula Neves que aceitou, de imediato, o convite. As gravações da curta duraram uma semana, antecedidas de semanas de preparação.

A campanha foi alvo de análise alargada por parte de especialistas e opinion makers como: Graça Freitas, Diretora-Geral da Saúde; Emília Nunes, Diretora do Programa Nacional para a Prevenção e Controlo do Tabagismo; Rosa Monteiro, Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade; Vasco Prazeres, Coordenador da Ação de Saúde Para Crianças e Jovens em Risco, da Direção-Geral da Saúde; Daniel Sampaio, psiquiatra; Catarina Marcelino, ex-Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade; Francisco Miranda Rodrigues, Bastonário dos Psicólogos; Dulce Rocha, Presidente do Instituto de Apoio à Criança; Isabel Corte-Real, Chefe de Gabinete do Ministro da Cultura; Paula Neves, atriz; Joana Solnado, atriz e Paula Lobo Antunes, atriz.

Pela sua base científica, e pela importância da temática, a curta-metragem «Opte Por Amar Mais» já mereceu um rasgado elogio por parte de Kristina Mauer-Stender, Diretora do Programa de Prevenção e Controlo do Tabagismo, da OMS.

Dado o cariz fortemente emocional da curta-metragem, espera-se que, da sua visualização, resultem ganhos em saúde.

Uma vez que a Campanha será lançada já nas salas de cinema, em todo o País, graças a um protocolo de colaboração com a cadeia de cinema NOS, que será assinado também no dia 30 de maio, bem como nas redes sociais, no Youtube e nos canais de televisão, no último trimestre do ano, espera-se um grande alcance e um forte impacto junto da população.

O principal objetivo é informar sobre os riscos associados ao tabaco, aumentar a perceção do risco e diminuir a aceitação social do seu consumo.

Artigos Relacionados

fechar

fechar

Subscreva a nossa newsletter e receba no seu e-mail as notícias mais quentes da área.

Imagens de Marca Newsletter

Obrigado, consulte o seu email.

Li e aceito a política de privacidade.

Cristina Amaro Newsletter

Obrigado, consulte o seu email.

Li e aceito a política de privacidade.