Opinion Makers ou modelos publicitários?

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A opinião de Bruno Batista
Opinion Makers ou modelos publicitários?
26 de Fevereiro de 2021
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Opinion Makers ou modelos publicitários?

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Os portugueses alteraram os seus hábitos de consumo desde que começou a pandemia e muito particularmente o confinamento. São vários os estudos que o demonstram e muitas as notícias que dão eco desta realidade.  Por isso, não irei falar de tendências, mas de necessidades que esta realidade (nova) exige.

 

Com a procura de informação a levar o leitor para as páginas online dos títulos tradicionais (onde a informação é assinada por um jornalista com carteira profissional) e para as redes sociais (onde os criadores de conteúdos – bloggers e instagrammers – têm um papel central) é urgente diferenciar figura publicitária de opinion maker.

 

Imagine-se um produto novo que está a entrar no mercado. Existem vários veículos para o comunicar, mas a aposta recai em influencers.

 

Como é um produto novo, urge enviar amostras para que estes criadores de conteúdos possam experimentar e emitir/expressar opinião através dos seus canais. Contudo, há uma nuance no universo “influencers” que para mim urge aclarar: a diferença entre influencer figura publicitária e influencer opinion maker.

 

Para mim, o influencer figura publicitária é aquele que escreve conteúdo pago e assinala a sua história nas suas redes sociais como tal, ou escreve a história a troco de produto e publica de acordo com o previamente acordado com a marca. É alguém que estaria nas páginas de publicidade de um jornal.

 

Enquanto isso, o influencer opinion maker é aquele que escreve de forma isenta sobre o produto, que orienta o seu público a partir das suas próprias experiências vividas com uma empresa e/ou produto. É alguém que escreve a sua opinião e usa rede social como o Instagram para as veicular, mas, dada a sua isenção, poderia escrever num jornal.

 

Não quero com isto dizer que o conteúdo patrocinado deva acabar ou que o seu emissor veicula informação menos verdadeira. Pelo contrário. O influencer figura publicitária é por si só uma excelente forma de criar uma ligação genuína com uma larga audiência, e obter resultados palpáveis. No entanto, e porque estamos perante dois tipos de opinião, há que os diferenciar.

 

Reforço que ambos são excelentes formas de criar uma ligação genuína com o público. Contudo, sabemos que o nosso recetor, o consumidor, está cada vez mais exigente, e que conquistar a sua confiança não é uma tarefa simples. Por isso, há que comunicar com o máximo de transparência para aumentar a credibilidade.

 

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