Newsletter
Pesquisa
A OpenAI lançou a primeira grande campanha para o ChatGPT, mostrando como o chatbot de inteligência artificial pode ser útil em situações quotidianas e fáceis de identificar.
A campanha estreou durante o NFL Primetime e será veiculada nos EUA e no Reino Unido em televisão, streaming, outdoors, redes sociais pagas e parcerias com influenciadores até ao final do ano.
De acordo com Kate Rouch, CMO da empresa, trata-se de um investimento mais elevado e de uma campanha com maior presença em diferentes canais do que o primeiro spot do ChatGPT apresentado no Super Bowl, em fevereiro.
Os filmes são inspirados em exemplos reais de utilização do ChatGPT no dia a dia, desde cozinhar e estudar até planear viagens, e têm como protagonistas jovens descritos por Rouch como “alguns dos nossos utilizadores mais criativos e proativos”.
Um dos filmes mostra um rapaz a usar o ChatGPT para encontrar uma receita que impressione um novo interesse romântico; outro mostra um homem à procura de dicas de treino; e um terceiro apresenta irmãos a planear uma viagem de carro com a ajuda da ferramenta. Novos filmes serão lançados ao longo do ano.
Segundo a Adweek, esta campanha marca uma mudança criativa comparativamente com o spot apresentado no Super Bowl, que utilizou animação inspirada no pontilhismo para ilustrar inovações tecnológicas anteriores ao ChatGPT. Agora, a OpenAI quer mostrar como a inteligência artificial se conecta com as pessoas a nível humano, ao criar o que considera ser uma experiência inspiradora e realista que desperte identificação.
Embora promova uma ferramenta de IA, o trabalho humano foi central: a campanha foi desenvolvida pela equipa interna de criação da OpenAI em parceria com a agência Isle of Any, os filmes foram dirigidos por Miles Jay em película 35mm pela produtora Smuggler, e os outdoors contaram com fotografia de Samuel Bradley e styling de Heidi Bivens. A estratégia de meios ficou a cargo da agência PHD.
De acordo com Zach Stubenvoll, diretor criativo executivo da OpenAI, a própria ferramenta ChatGPT foi utilizada como “co-criadora” durante o desenvolvimento da campanha, ajudando a expandir ideias e a criar personagens.
A Adweek destaca ainda que, desde o seu lançamento em novembro de 2022, o ChatGPT atingiu 700 milhões de utilizadores ativos semanais em agosto, um aumento face aos 500 milhões registados em março. A receita anual recorrente da OpenAI atingiu 13 mil milhões de dólares em agosto, contra 10 mil milhões em junho, com a empresa a projetar superar os 20 mil milhões até ao final do ano.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.