ghost image socials
Exposição “Valquírias”
Obras de Joana Vasconcelos em exposição no NorteShopping
22 de Julho de 2021
Image
Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Obras de Joana Vasconcelos em exposição no NorteShopping

Nota da direção editorial:

O jornalismo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.

Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.


Até 2 de setembro, o NorteShopping irá receber a exposição “Valquírias de Joana Vasconcelos”. Duas esculturas suspensas a partir do teto, que já estiveram expostas em cidades como Versalhes ou Londres, fazem parte desta mostra temporária.


Como avançado pelo NorteShopping em comunicado, estas valquírias são “duas esculturas exuberantes e de corpos invulgares”, sendo “inspiradas nas figuras femininas da mitologia nórdica que sobrevoavam os campos de batalha”.


A primeira destas esculturas, intitulada “Mary Popins”, foi concebida a partir da combinação de tricô e croché de lã feitos à mão, malha industrial, tecidos, adereços, poliestireno, poliéster e cabos de aço. Uma obra que já marcou presença na galeria britânica de arte contemporânea Haunch of Venison, em Londres (2010), no Palácio de Versalhes, em França (2012), e no Centro de Congressos, em Maastricht (2013).


Já a “Royal Valkyrie”, a segunda das obras, mistura croché de lã feito à mão, aplicações em feltro, tecidos, adereços, insuflável, entre outros materiais. Esta escultura foi “produzida com a colaboração de artesãs de Nisa, usando-se motivos florais e técnicas tradicionais desta vila portuguesa do distrito de Portalegre”. E, até ao momento, passou já pelo Palácio de Versalhes (2012), pelo Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa (2013), e pela Royal Academy of Arts, em Londres (2018).


Cada uma das esculturas em causa tem mais de 200 quilos de peso e sete metros de dimensão, resultando numa “instalação que pretende explorar a arte nas suas vertentes expositiva e didática” e que pode ser encontrada na praça central do centro comercial, avança a mesma nota.


Associada a esta exposição, está ainda prevista a realização de várias atividades gratuitas. É o caso das visitas guiadas às obras (nos dias 10 e 24 de agosto, pelas 19 horas), das oficinas de croché para famílias (nos dias 24 de julho e 7, 21 e 28 de agosto, pelas 11 horas), e de workshops dedicados a esta técnica tradicional para adultos (nos dias 31 julho e 14 de agosto, às 11 horas).

Artigos Relacionados

fechar

fechar

X

Faça parte da nossa comunidade!

A comunicação positiva e o jornalismo inspirador nunca foram tão relevantes para a gestão da sua empresa. Apoie a produção dos nossos conteúdos e dos nossos projetos fazendo parte de uma comunidade que promove o conhecimento, o valor das marcas e a economia sustentável.


Saiba como se tornar membro ou subscritor. Seja bem-vindo à Empower Brands Community e ao Imagens de Marca.

SUBSCREVER

Obrigado, consulte o seu email.