Newsletter
Pesquisa
Nota da direção editorial:
O jornalismo positivo nunca foi tão importante para a economia do país.
Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.
Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das
pessoas que nelas trabalham.
Mais do que nunca, vivemos
tempos desafiantes.
Neste novo ciclo de profunda
mudança, cabe às marcas criar a capacidade de se manterem
relevantes e de deixar uma impressão memorável na mente dos
consumidores. A janela de oportunidade para alcançar eficazmente o
nosso público-alvo é cada vez mais reduzida, pelo que cada vez mais
será necessário as marcas aumentarem o impacto e a eficácia da sua
forma de comunicar.
Como o podem fazer?
Adaptando-se a cada momento, sendo inovadoras, dando resposta às
necessidades e sendo sociáveis, numa interação permanente com os
seus clientes e potenciais clientes nas redes sociais. Por outro
lado, não podemos esquecer que o COVID-19 veio elevar o impacto
social de todos os negócios e evidenciar a natureza e carácter de
cada marca. E enquanto algumas mudanças podem ser temporárias, há
outras que nunca mudam: o valor percebido de cada marca.
Se esta tendência já era
visível, será ainda mais notória no futuro. Por exemplo, quando
visitamos um stand de uma marca de automóvel de gama média, no
final de mostrar o carro o vendedor diz-nos que consegue um bom
desconto sobre o preço de mercado. Mas já quando visitamos o stand
de uma marca premium, o comercial informa-nos que vai verificar
quando será possível realizar a entrega da viatura. O preço nem é
discutível e, na generalidade, o produto está quase sempre
esgotado. Esta forma completamente diferente de abordar o consumidor
faz toda a diferença no valor percebido da marca. E o mesmo acontece
quando uma marca tem o seu posicionamento no preço, porque, se
oferece descontos ou garante sempre o melhor preço, torna-se difícil
fazer com que o consumidor compre sem promoções ou descontos.
Por isso, é fundamental para
as marcas evidenciarem o seu valor, principalmente em momentos
difíceis, já que os seus fatores distintivos podem ditar a
sobrevivência da mesma.
Embora não possamos garantir
onde a atenção e o focus estarão no futuro, uma coisa é certa: as
ideias, a criatividade, a inovação e a diferenciação continuarão
a ser os “ingredientes” que fazem realmente a diferença.
Artigos Relacionados
A carregar...
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.