O que pode a Black Friday aprender com o Single’s Day?

Pesquisa

A opinião de Frederico Roberto
O que pode a Black Friday aprender com o Single’s Day?
28 de Novembro de 2022
O que pode a Black Friday aprender com o Single’s Day?
O que pode a Black Friday aprender com o Single’s Day?
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
O que pode a Black Friday aprender com o Single’s Day?
Frederico Roberto
Director Criativo da Publicis.Poke em Londres

Faça parte do futuro do Imagens de Marca

O rigor, a relevância e a criatividade estão presentes nos conteúdos que disponibilizamos sem restrições, porque o jornalismo é um veículo fundamental para a economia do país.

Apoie a missão de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas: faça parte da nossa comunidade.

Todos sabemos que a Black Friday é um dos momentos promocionais mais conhecidos do mundo. Mas o que talvez nem toda a gente saiba é que, nos últimos anos, a Black Friday perdeu o trono de maior dia de compras do mundo para o Single’s Day (ou Dia dos Solteiros). 

 

Se não sabe o que é o Single’s Day, não tem mal. Eis um breve resumo.

 

Originário da China, o Dia dos Solteiros é comemorado em 11 de novembro e é conhecido como 'guānggùn', que se traduz literalmente como 'dia de pauzinhos'. No contexto, guānggùn significa 'um homem solteiro que não acrescenta ramos à árvore genealógica'. E como 11/11 se parece com quatro pauzinhos, ou quatro pessoas solteiras, então o dia 11 de novembro passou a ser chamado de Dia dos Solteiros.

 

O suprassumo de eCommerce Alibaba lançou o primeiro evento do Dia dos Solteiros em 2009 e continuou a crescer desde então, expandindo-se para fora da China e tornando-se o maior dia de compras do mundo. Em 2021, apenas o Dia dos Solteiros gerou 150 biliões de euros em vendas online: este ano espera-se que tenha ultrapassado os 160 biliões de euros.

 

Mas o que aconteceu com o comércio eletrónico na China?


A China desde cedo introduziu a ideia a interconectividade e a interdependência de serviços, aplicativos, marcas e produtos. Um exemplo disso é o WeChat. Este superaplicativo que combina todas as plataformas sociais mais populares em uma só domina também todos os pagamentos, transações e experiências de compras, tornando-se omnipresente. Assim sendo, todas as empresas de retalho, desde a maior cadeia de supermercado na China até à lojinha da esquina, tiveram de se esforçar para se adaptarem.

 

Dois anos depois, em 2018, surgiu um novo tipo de experiência de retalho ‘phygital’. Chamado de ‘novo retalho’, é um passo além da simples integração de canais de compras offline e online. Trata-se de uma experiência de compra perfeita, apoiada por uma abordagem holística de logística, comércio eletrônico e, o mais importante, de criação de conteúdo. Vejam o vídeo em baixo para uma breve explicação.


 

Enquanto várias megamarcas asiáticas já estão no seu terceiro ou quarto ano de implementação desse novo estilo de loja que combina mercearia, centros de distribuição e até restaurantes, o mundo ocidental está timidamente – mas constantemente – aumentando as suas capacidades de Quick Commerce. Somente no Reino Unido, cinco aplicativos de comércio rápido muito eficientes surgiram nos últimos 18 meses, incluindo Getir e Gorillas, para citar alguns (das quais sou cliente assíduo).

 

Mas então, o que pode a Black Friday aprender com o Dia dos Solteiros?

 

1) Scale up and down, para ambos os lados, para dentro e para fora:

Não interessa o tamanho da sua empresa. Crie pop-ups e outras experiências para levar a sua marca às massas de uma maneira mais significativa. Se você é uma pequena empresa, seja mais relevante. Conheça o seu cliente de dentro para fora. Use dados para potencializar inventários e stocks, oferecendo conveniência sob procura. E seja qual for o seu negócio, traga as pessoas para o seu ecossistema, seja digital ou físico, e deixe-as continuar essa narrativa consigo. A Black Friday tende a concentrar-se apenas no preço e raramente no valor, coisa que o Single’s Day faz mais.

 

2) Usar uma estratégia de comunicação Omnichannel não significa o que vocês pensam que significa. Significa ser de valor acrescentado. Sempre.

Os canais de comunicação não são ferramentas para alcançar as pessoas e enchê-las de tralha. Eles são dispositivos de empowering que permitem uma conversa bidirecional. Uma conversa de dois sentidos, que deve ser mais sobre consumidores a partilhar os seus pensamentos e emoções, do que marcas empurrando mensagens inócuas. Capacite-os por meio de plataformas sociais, ferramentas de A.I., mecânica de reviews, resultados de pesquisa aprimorados para oferecer uma experiência melhor. As pessoas são “donas” das marcas – ou pelo menos da imagem que fazem delas – então melhor controlarmos essa narrativa desde a raiz. As promoções da Black Friday tendem a ser apenas um jogo de push, e isso não é suficiente.

 

3) Injetem mais entretenimento e criem momentos de marca inesquecíveis.

Vitrines interativas, salões de beleza, estúdios fotográficos, campos de desporto arenas de jogos e outras competições. Alimentado (ou não) por A.I. mixed reality, realidade virtual ou simplesmente um giz e quadro-negro simples, vale tudo. As pessoas tendem a escolher marcas que proporcionam experiência impactantes do que preços baixos pontuais.


Artigos Relacionados

A carregar...

fechar

O que pode a Black Friday aprender com o Single’s Day?

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

O que pode a Black Friday aprender com o Single’s Day?

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile