Newsletter
Pesquisa
Faça parte do futuro do Imagens de Marca
O rigor, a relevância e a criatividade estão
presentes nos conteúdos que disponibilizamos sem restrições, porque o
jornalismo é um veículo fundamental para a economia do país.
Apoie a missão de empoderamento das marcas,
das empresas e das pessoas: faça parte da nossa comunidade.
2022 foi o ano da “quase normalidade”, a pandemia de Covid-19 continua presente mas não de forma tão aguda e as restrições pandémicas ficaram para trás o que fez com que as pesquisas relacionadas com a pandemia ficassem também no passado.
Segundo a Google, o top10 de pesquisas é bastante diversificado. Foi verificado um habitual entusiasmo com o campeonato do mundo e também com o Rock in Rio, que voltou este ano à capital portuguesa. O concerto dos Coldplay, que se revelou um fenómeno entre fãs e internautas, também quebrou a internet.
Mas nem tudo foi positivo, apesar de 2022 ser o ano da “quase normalidade” e considerado um ano de “esperança”, em fevereiro despoletou uma guerra que trouxe de novo um período conturbando, repleto de incertezas. Putin é o nome internacional mas pesquisado em Portugal, não esquecendo Zelensky, que está também no top10.
“Como ajudar a Ucrânia?” ou “o que é um oligarca” são pesquisas reveladoras de que os portugueses mostraram empatia pelo país invadido, tendo querido saber também de que se tratava um oligarcas, os magnatas do país invasor.
Guerras à parte, 2022 foi um ano marcado por uma crise financeira – embora também provocada pelo conflito militar – e pelo consequente apoio dos 125€ do Governo. Para garantir que os recebiam os portugueses pesquisaram “Como receber os 125 euros”, e também “Como aderir ao Autovoucher”, “Como funciona o IVAucher”, outras ajudas políticas.
Para a compilação destas tendências, a Google utiliza informação de múltiplas fontes, incluindo a sua ferramenta pública, Google Trends, bem como outras ferramentas internas de informação.
Artigos Relacionados
A carregar...
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.