Newsletter
Pesquisa
No Natal do ano passado, os consumidores portugueses gastaram cerca de 960 milhões de euros em bens de grande consumo, tratando-se da época mais importante para as vendas neste setor. De facto, no Natal de 2017 verificou-se o dobro do crescimento (8%) do total do ano, valor fixado nos 4% anuais.
Estas foram algumas das conclusões retiradas por um estudo da Nielsen, que inferiu que esta é uma época marcada por uma forte presença promocional, a qual representou em 2017 metade do valor total de vendas. Entre os produtos mais procurados, encontram-se os chocolates, o bacalhau, as carnes típicas da época, as bebidas alcoólicas, os perfumes, os frutos secos e as bolachas.
De facto, o tradicional bacalhau é uma presença constante na mesa da maioria dos portugueses. Em 2017, o bacalhau congelado foi adquirido por 36% dos lares portugueses e tem apresentado crescimentos de dois dígitos, tendo sido o grande responsável pelo dinamismo da categoria.
No último ano, o bacalhau congelado apresentou um crescimento de 10% enquanto o bacalhau seco se manteve estável. Por outro lado, no ano passado o bacalhau seco manteve um peso superior a 90% do total de volumes vendidos da categoria, influenciado pela forte aposta promocional, visto que 75% das vendas em valor foram feitas com promoção.
“Neste caso, as promoções falaram mais alto, contrariando até a tendência de conveniência que temos vindo a registar nos últimos anos, já que o bacalhau seco cresceu 7% no Natal, a mesma tendência registada no segmento de bacalhau congelado”, aponta Marta Teotónio Pereira, Client Consultant Senior da Nielsen.
Uma categoria que também se destaca nesta época é a das bebidas alcoólicas, especialmente no que diz respeito às bebidas espirituosas, as destiladas, o vinho do Porto e o vinho espumante. No Natal passado, também o vinho voltou a crescer 13% relativamente ao mesmo período em 2016. Também outras categorias como os bombons, as figuras de chocolate e os perfumes, que no Natal passado cresceram 22%, 27% e 24%, respetivamente, se encontram em destaque nesta época.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.