O que compram os portugueses no Natal?

Pesquisa

Estudo da Nielsen
O que compram os portugueses no Natal?
14 de Dezembro de 2018
O que compram os portugueses no Natal?
O que compram os portugueses no Natal?
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
O que compram os portugueses no Natal?
Em destaque
Artigo - Lateral textoArtigo - Lateral texto

Continuar a ler depois da Publicidade

Pub
Artigo - Horizontal topo textoArtigo - Horizontal topo texto

No Natal do ano passado, os consumidores portugueses gastaram cerca de 960 milhões de euros em bens de grande consumo, tratando-se da época mais importante para as vendas neste setor. De facto, no Natal de 2017 verificou-se o dobro do crescimento (8%) do total do ano, valor fixado nos 4% anuais.

Estas foram algumas das conclusões retiradas por um estudo da Nielsen, que inferiu que esta é uma época marcada por uma forte presença promocional, a qual representou em 2017 metade do valor total de vendas. Entre os produtos mais procurados, encontram-se os chocolates, o bacalhau, as carnes típicas da época, as bebidas alcoólicas, os perfumes, os frutos secos e as bolachas.

De facto, o tradicional bacalhau é uma presença constante na mesa da maioria dos portugueses. Em 2017, o bacalhau congelado foi adquirido por 36% dos lares portugueses e tem apresentado crescimentos de dois dígitos, tendo sido o grande responsável pelo dinamismo da categoria.

No último ano, o bacalhau congelado apresentou um crescimento de 10% enquanto o bacalhau seco se manteve estável. Por outro lado, no ano passado o bacalhau seco manteve um peso superior a 90% do total de volumes vendidos da categoria, influenciado pela forte aposta promocional, visto que 75% das vendas em valor foram feitas com promoção.

“Neste caso, as promoções falaram mais alto, contrariando até a tendência de conveniência que temos vindo a registar nos últimos anos, já que o bacalhau seco cresceu 7% no Natal, a mesma tendência registada no segmento de bacalhau congelado”, aponta Marta Teotónio Pereira, Client Consultant Senior da Nielsen.

Uma categoria que também se destaca nesta época é a das bebidas alcoólicas, especialmente no que diz respeito às bebidas espirituosas, as destiladas, o vinho do Porto e o vinho espumante. No Natal passado, também o vinho voltou a crescer 13% relativamente ao mesmo período em 2016. Também outras categorias como os bombons, as figuras de chocolate e os perfumes, que no Natal passado cresceram 22%, 27% e 24%, respetivamente, se encontram em destaque nesta época.

Em destaque
Artigo - Horizontal Final do artigoArtigo - Horizontal Final do artigo

Artigos Relacionados

fechar

O que compram os portugueses no Natal?

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

O que compram os portugueses no Natal?

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile