O que compram os portugueses no Natal?

Pesquisa

Estudo da Nielsen
O que compram os portugueses no Natal?
14 de Dezembro de 2018
O que compram os portugueses no Natal?
O que compram os portugueses no Natal?
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
O que compram os portugueses no Natal?
Em destaque
Pub Lateral dentro artigoPub Lateral dentro artigo
Continuar a ler depois do destaque
Em destaque
Pub dentro artigoPub dentro artigo

No Natal do ano passado, os consumidores portugueses gastaram cerca de 960 milhões de euros em bens de grande consumo, tratando-se da época mais importante para as vendas neste setor. De facto, no Natal de 2017 verificou-se o dobro do crescimento (8%) do total do ano, valor fixado nos 4% anuais.

Estas foram algumas das conclusões retiradas por um estudo da Nielsen, que inferiu que esta é uma época marcada por uma forte presença promocional, a qual representou em 2017 metade do valor total de vendas. Entre os produtos mais procurados, encontram-se os chocolates, o bacalhau, as carnes típicas da época, as bebidas alcoólicas, os perfumes, os frutos secos e as bolachas.

De facto, o tradicional bacalhau é uma presença constante na mesa da maioria dos portugueses. Em 2017, o bacalhau congelado foi adquirido por 36% dos lares portugueses e tem apresentado crescimentos de dois dígitos, tendo sido o grande responsável pelo dinamismo da categoria.

No último ano, o bacalhau congelado apresentou um crescimento de 10% enquanto o bacalhau seco se manteve estável. Por outro lado, no ano passado o bacalhau seco manteve um peso superior a 90% do total de volumes vendidos da categoria, influenciado pela forte aposta promocional, visto que 75% das vendas em valor foram feitas com promoção.

“Neste caso, as promoções falaram mais alto, contrariando até a tendência de conveniência que temos vindo a registar nos últimos anos, já que o bacalhau seco cresceu 7% no Natal, a mesma tendência registada no segmento de bacalhau congelado”, aponta Marta Teotónio Pereira, Client Consultant Senior da Nielsen.

Uma categoria que também se destaca nesta época é a das bebidas alcoólicas, especialmente no que diz respeito às bebidas espirituosas, as destiladas, o vinho do Porto e o vinho espumante. No Natal passado, também o vinho voltou a crescer 13% relativamente ao mesmo período em 2016. Também outras categorias como os bombons, as figuras de chocolate e os perfumes, que no Natal passado cresceram 22%, 27% e 24%, respetivamente, se encontram em destaque nesta época.

Pub
Horizontal Final do artigoHorizontal Final do artigo

Artigos Relacionados

fechar

O que compram os portugueses no Natal?

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

O que compram os portugueses no Natal?

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile