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Agora que
terminou o estado de emergência e passámos a estado de calamidade existem
várias conclusões a retirar do período de confinamento.
A GFK analisou
os “dados de negócio no mercado global de bens tecnológicos” e chegou á
conclusão de que 83% dos consumidores mudaram o seu comportamento por causa da
COVID-19.
A empresa de
estudos de mercado apresentou resultados sobre os grandes e pequenos eletrodomésticos,
telecomunicações, informática e a eletrónica de consumo e foi possível apresentar
várias conclusões.
Em primeira
instância o e-commerce foi a grande ferramenta de compra durante o período de
isolamento social. Máquinas de café e equipamentos de tratamento de ar, foram
os pequenos eletrodomésticos que mais falta fizeram aos consumidores, durante o
mês de abril. Na categoria de grandes eletrodomésticos, não existiram grandes
aquisições nos principais meses de confinamento – março e abril.
Já no que diz
respeito a telecomunicações e informática a GFK partilha que existiu um aumento
acentuado do consumo “a partir da semana em que se inicia a telescola ao nível
da venda de televisores.” Esta foi também a razão do aumento das vendas no
setor da informática, pois a telescola e o teletrabalho levaram à aquisição de computadores,
impressoras, monitores, ratos e webcams.
Relativamente
ao impacto no consumidor as principais preocupações dos portugueses são “a
saúde do próprio e dos mais próximos, a economia do lar e do país” e o
desemprego, como consequências destas preocupações foram apresentadas a diminuição
de utilização de transportes públicos e a preferência por passar mais tempo em
casa.
Estes
resultados foram baseados numa web conference realizada pela GFK, no dia 28 de
maio de 2020, onde estiveram em foco as alterações de consumo sentidas em
território nacional.
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