O poder do Turismo Literário em Portugal

Pesquisa

A opinião de Pedro Batalha
O poder do Turismo Literário em Portugal
1 de Junho de 2023
O poder do Turismo Literário em Portugal
O poder do Turismo Literário em Portugal
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
O poder do Turismo Literário em Portugal
Pedro Batalha
Partner at UZER Consulting
Pub
Pub Lateral dentro artigoPub Lateral dentro artigo
Continuar a ler depois da Publicidade
Pub
Pub dentro artigoPub dentro artigo

Se a literatura tem a magia de nos transportar para lugares únicos à volta do mundo sem sairmos do lugar, tem também o poder de despertar a curiosidade para se conhecer esses mesmos lugares e culturas ao vivo.


Ao lermos um livro podemos apaixonar-nos por uma cidade, uma paisagem, um povo ou um país que nunca visitámos. Os roteiros literários pretendem assim transformar esse mundo imaginário da literatura numa experiência real, levando turistas a explorar os lugares que inspiraram os escritores e as respetivas obras.


Muitos são os exemplos que se tornaram destinos famosos na sua ligação à literatura, como Londres, um paraíso para os fãs de Sherlock Holmes e de Harry Potter, ou Dublin, que sendo a cidade do famoso escritor James Joyce, permite aos aficionados literários seguir os passos das suas personagens pelas ruas daquela cidade. Muitas outras cidades, como Paris, Praga ou Buenos Aires, possuem uma tradição literária muito rica, oferecendo aos turistas a oportunidade de explorar, ao vivo, os cenários que inspiraram os grandes escritores.


Portugal não será exceção. Trata-se de um país com uma enorme tradição literária e cenário de estórias fascinantes. Um exemplo é Lisboa, onde as suas ruas estreitas, os bairros históricos e os cafés boémios foram inspiração para muitos, sendo Fernando Pessoa, naturalmente, o autor mais procurado na nossa capital, local onde nasceu e morreu. Mas muitas outras cidades ou regiões portuguesas serviram de inspiração a escritores como Eça de Queiroz, Miguel Torga, Florbela Espanca ou Vitorino Nemésio.


Neste contexto, e com o objetivo de reforçar este fenómeno, estão a ser desenvolvidos diversos roteiros literários, como os que fazem parte do projeto da Uzer Consulting com o apoio do Turismo de Portugal, associados aos maiores escritores nacionais, nas 7 regiões turísticas do país (continente e ilhas). Estes roteiros terão uma forte componente digital, com um site próprio, disponibilizando conteúdos multimédia criados para o efeito. Será também possível “conversar” com os autores, recorrendo à aplicação Talk2me, que permite

interagir em cada local selecionado e saber não só o que liga o autor ao espaço, mas também dicas sobre o que fazer por perto, complementando o roteiro.


Os primeiros roteiros a serem desenvolvidos serão o de Fernando Pessoa, em Lisboa, destacando locais icónicos como A Brasileira ou a Casa Fernando Pessoa, e o de Florbela Espanca, no Alentejo, sendo Vila Viçosa, local onde nasceu, um ponto de destaque.


A promoção do turismo através dos roteiros literários, para além de dignificar escritores e a sua obra e de estimular a leitura, tem um impacto muito positivo na Economia, quer, de forma direta, nas comunidades que beneficiam da atividade turística regional, quer por contribuir para a preservação de locais históricos e culturais, muitas vezes a necessitar de intervenções de conservação urgentes. É este o poder do Turismo Literário e a sua importância estratégica para o nosso país.

Pub
Horizontal Final do artigoHorizontal Final do artigo

Artigos Relacionados

fechar

O poder do Turismo Literário em Portugal

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

O poder do Turismo Literário em Portugal

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile