O Poder do Áudio

Pesquisa

A opinião de Alberto Rui
O Poder do Áudio
29 de Janeiro de 2018
O Poder do Áudio
O Poder do Áudio
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
O Poder do Áudio
Alberto Rui Pereira
CEO IPG Mediabrands Portugal
Em destaque
Pub Lateral dentro artigoPub Lateral dentro artigo
Continuar a ler depois do destaque
Em destaque
Pub dentro artigoPub dentro artigo

No início de mais um ano achei relevante chamar a atenção para o Poder do Áudio. O áudio tem poder e revela eficácia na comunicação. Preferi chamar-lhe áudio e não rádio pois hoje o consumo de rádio faz-se em inúmeras plataformas e de forma bem diferenciada sendo que, para todos os efeitos, é áudio e é nessa vertente que o meio Rádio hoje concorre.
Os tempos estão a mudar e mudam a uma velocidade crescente. As opções de consumo de media são hoje quase intermináveis para todos nós.

Estamos numa corrida em direção a um mundo de automação avançada e tecnologia de ponta. Tanto os desafios como as oportunidades abundam.

À medida que a nossa paisagem de media continua a sua emocionante e evolutiva marcha para um mundo mobile first, o áudio mantém a sua sobrevivência e evolução. Embora isso não pareça tão impressionante, não foi há muito tempo que muitos na indústria previram que o rádio seguiria o caminho do papel. Na verdade, uma e outra vez, a morte do rádio foi anunciada, mas não efetivada.

Deve ser reconhecido o mérito à indústria de rádio porque soube sobreviver, reinventar-se e evoluir. Embora ainda seja um passo no caminho evolutivo, o rádio linear navegou razoavelmente bem nestes últimos anos – ainda é um meio de cobertura elevada; permite segmentar pelos seus conteúdos; tem mantido um consumo estável; reinventou-se na forma como interage e como se pode consumir em múltiplas plataformas e em diferentes momentos; mas, acima de tudo, mantém uma caraterística que lhe é inerente e quase exclusiva: é o meio de consumo mais intimista e o que mais apela à imaginação do consumidor e a imaginação não tem limites!

No entanto, a batalha do “ouvido” está longe de terminar para o rádio. Não há dúvida de que teremos maior concorrência no espaço de áudio de streaming, podcasts e satélites. E esta é uma guerra quer no automóvel quer em casa.

Independentemente de como a batalha de áudio se agita, nestes dias de "fones no ouvido e olhos colados", é importante lembrar que a metade dessa equação é auditiva.

O som desempenha um papel crítico em quase todos os planos de comunicação bem-sucedidos.

Ao longo do tempo, foi possível constatar os benefícios/resultados do Rádio, o seu poder e o valor que acrescenta à comunicação. O rádio sempre foi e é um meio eficaz e, por isso mesmo, tem evoluído e crescido.

Os grupos de rádio linear devem continuar a impulsionar a sua relevância, enquanto intensificam o seu jogo na revolução da inovação da tecnologia. Nas palavras de Eckhart Tolle: "Evolua ou morra” – e o meio Rádio tem evoluído e, por isso, está bem vivo e recomenda-se.

Pub
Horizontal Final do artigoHorizontal Final do artigo

Artigos Relacionados

fechar

O Poder do Áudio

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

O Poder do Áudio

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile