O pessimismo trazido pela pandemia continua a “assombrar” os anunciantes

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O pessimismo trazido pela pandemia continua a “assombrar” os anunciantes
7 de Maio de 2021
O pessimismo trazido pela pandemia continua a “assombrar” os anunciantes
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O pessimismo trazido pela pandemia continua a “assombrar” os anunciantes
Francisco Branco
Jornalista e Coordenador Brands Channel

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A aceleração das campanhas de vacinação, a queda do número de casos de coronavírus e o alívio das restrições desenham um futuro mais ou menos otimista. Ainda assim, muitos anunciantes ainda não conseguem deixar de lado o pessimismo provocado pela crise de Covid-19.

 

É isso que indica, pelo menos, um recente estudo da Associação de Anunciantes da Alemanha (OWM). Hoje em dia, os anunciantes demonstram estar mais pessimistas do que há um ano em relação à sua faturação. A proporção de empresas que afirma ter sido severamente afetada pela pandemia subiu cerca de 70% em comparação com o ano passado. Em março de 2020, apenas um terço das companhias dizia notar efeitos negativos no negócio por causa do coronavírus.


De forma geral, o ânimo dos anunciantes deteriorou-se nos últimos meses como consequência das restrições, que foram particularmente duras na Alemanha. Na hora de projetar a faturação em 2021 os anunciantes são agora bastante mais cautelosos do que eram no outono de 2020. A proporção de empresas que espera realizar mais vendas nos próximos meses caiu cerca de 40%.


Este pessimismo em relação à faturação afeta também o investimento publicitário. Uma em cada duas companhias assume que o investimento alocado ao marketing e publicidade irá diminuir a médio e longo prazo. Os anunciantes estão a deixar de lado todo o investimento em meios tradicionais e em patrocínios para investir cada vez mais nos meios digitais, sobretudo nas redes sociais e no chamado “influencer marketing”.


Por outro lado, num contexto particularmente tóxico, em que as plataformas digitais têm de lidar com problemas como as “fake news” e o ódio, cerca de três quartos dos anunciantes assegura que a responsabilidade social na comunicação das marcas cresceu significativamente nos últimos meses. Aos olhos de 60% dos anunciantes, a responsabilidade social na comunicação da marca é importante (38%) ou muito importante (22%).

 

 

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