O perigo de fazer publicidade em websites com “fake news”

Pesquisa

Estudo
O perigo de fazer publicidade em websites com “fake news”
5 de Janeiro de 2022
O perigo de fazer publicidade em websites com “fake news”
O perigo de fazer publicidade em websites com “fake news”
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
O perigo de fazer publicidade em websites com “fake news”
Francisco Branco
Jornalista e Coordenador Brands Channel
Em destaque
Pub Lateral dentro artigoPub Lateral dentro artigo

Faça parte do futuro do Imagens de Marca

O rigor, a relevância e a criatividade estão presentes nos conteúdos que disponibilizamos sem restrições, porque o jornalismo é um veículo fundamental para a economia do país.

Apoie a missão de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas: faça parte da nossa comunidade.

Continuar a ler depois do destaque
Em destaque
Pub dentro artigoPub dentro artigo

As chamadas “fake news” preocupam cada vez mais os utilizadores, mas há marcas que continuam a financiar websites que as difundem.

 

Um recente estudo publicado pela NewsGuard mostra que 81% dos 113 endereços de internet norte-americanos, que difundiram informação eleitoral falsa nas eleições presidenciais de 2020, continuam a fazê-lo. De acordo com a NewsGuard, estes websites estariam a ser financiados por centenas de marcas com os seus anúncios digitais, apesar da informação difundida sobre estes problemas.


Gordon Crovitz, codiretor geral da publicação, ainda que não tenha dado exemplos de marcas, assegura que as empresas deveriam analisar melhor as plataformas onde fazem publicidade. “Muitos anunciantes não se dão conta dos locais onde publicam os seus anúncios e continuam a assumir, de forma errada, que os seus provedores de segurança de marca os protegem”, afirmou, em declarações citadas pelo Marketing Directo.

892 “grandes marcas” estão a financiar os websites que publicaram informação errada relacionada com as eleições ou com o 6 de janeiro, data em que se realizou o assalto ao Capitólio norte-americano. Este financiamento ocorre através da compra de anúncios digitais, segundo dados da Moat Pro, uma ferramenta de inteligência publicitária.


O relatório estima que as marcas investem cerca de 2,6 milhões de dólares todos anos em publicidade neste tipo de plataformas que desinformam o utilizador.

 

 

 

Pub
Horizontal Final do artigoHorizontal Final do artigo

Artigos Relacionados

fechar

O perigo de fazer publicidade em websites com “fake news”

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

O perigo de fazer publicidade em websites com “fake news”

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile