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A
COVID-19 foi causa de muitas mudanças sociais, entre elas a necessidade de reaprender
a viver a partir de casa.
Mudam-se
os tempos mudam-se as vontades e se no início do confinamento a necessidade era
a de armazenamento onde o consumidor a cada ida ao supermercado levava em média
30 artigos “por compra”. Passado pouco tempo o consumidor tornou-se mais pronto
a adotar mudanças e perante um novo momento de crise e dedicou-se à procura por
momentos de socialização “dentro de portas”.
Considerando
estas alterações a Nielsen desenvolveu o “COVIDisruption: O novo caminho do
consumidor”, um relatório de avaliação do modo como a pandemia COVID-19
impactou o consumo de fast-moving consumer goods - bens de grande consumo em
Portugal.
"A análise desenvolvida integrou as quatro fases de impacto da COVID-19 no consumo:
Pré-COVID (semanas 1 a 8), Armazenamento (semanas 9 a 11), Quarentena (semanas
12 a 18) e Novo Normal (semanas 19 a 20)” e concluiu que a preocupação com a
qualidade do tempo passado em casa criou uma nova tendência que se baseia nas
compras on-line “a procura por retalhistas com a capacidade de entrega ao
domicílio – com destaque para produtos biológicos (…) e a possibilidade de
comunicar diretamente com os consumidores através de canais digitais” foram os
principais pontos de preferência onde agora os consumidores estão mais
seletivos e compram on-line em entre 2 ou 3 estabelecimentos diferentes.
Também
se notou uma maior procura por artigos de “Do It Yourself” assim como a entrada
do público sénior no mercado das compras online, o que segundo a Nielsen “leva
a crer que a idade do consumidor já pode representar uma menor barreira para o
crescimento do canal em Portugal”
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