“O luxo gosta de ser português!”

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IM em conversa com Fátima Lopes
“O luxo gosta de ser português!”
4 de Outubro de 2018
“O luxo gosta de ser português!”
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“O luxo gosta de ser português!”

Fátima Lopes recorda como há 20 anos se afirmou como designer portuguesa em Paris

Já lá vão duas décadas, desde que, Fátima Lopes, se estreou na moda em Paris e sente-se orgulhosa, porque sempre se quis afirmar no mercado internacional como uma marca portuguesa. Estivemos à conversa durante a participação de Fátima Lopes na edição de setembro da MICAM, a mais importante feira de calçado do mundo. “Eu acho fundamental, e tenho que dar os parabéns à APICCAPS, que tem feito um trabalho notável de divulgação de mais valia de marca. Puxar o made in Portugal, não só como era antigamente conhecido, como só sendo fabricantes. Hoje em dia, nós podemos dizer que temos marcas, temos design, temos qualidade! Hoje em dia não temos medo de estar a competir com os italianos em termos de design e qualidade. Eu sou um caso, mas somos 90 e tal portugueses a expor e cada um, tem, a sua imagem”, afirma a designer, que, apesar de entender que existam marcas que recorrem a nomes estrangeiros - alguns em italiano - não consegue esconder uma certa desilusão: “eu aqui não consigo ser simpática, lamento! Eu fui para Paris há 20 anos, daqui a 6 meses eu faço 20 anos em Paris. Este desfile que vou fazer agora é o quadragésimo, e eu fui para Paris assumidamente portuguesa. Eu sou aquela portuguesa com orgulho no seu país. E tenho muita pena que haja marcas que não tenham a mesma visão. Porque se todos nós trabalhássemos para o mesmo, se todos nós fossemos portugueses orgulhosos, então a nossa imagem de Portugal há muitos anos que estaria diferente. Eu sou 100% por Portugal, nomes bem portugueses eu até consigo entender não consigo ser simpática”, conclui.

Duas marcas para vestir e calçar públicos diferentes

A designer falou-nos da paixão que tem por sapatos, como qualquer mulher, e de como pensa as suas coleções agora segmentadas em duas marcas: “Fátima Lopes” para um target mais sofisticado, e a marca “FL” mais casual e acessível. “Na verdade, eu desenho sapatos como desenho roupa, ou seja, não sou capaz de fazer um básico simples nunca fui… e aqui trouxe talvez uma lufada de ar fresco porque trouxe a minha visão de moda para o calçado. Ou seja, os saltos têm de ser diferentes, tem de ser nossos patenteados e originais. Eu sou mulher, cada modelo tem de ser para eu calçar, portanto, tem que ser muito confortável… tem que ser muito elegante. Até os ténis têm que ser elegantes! A ideia é fazer uma coleção que seja ultra feminina, que vá desde o Sneaker ao salto raso, médio, às cunhas, ao salto agulha, uma coleção completa a pensar numa mulher que gosta de calçado… que é apaixonada por sapatos como eu, mas que precisa de todo o género de sapatos, dependendo da ocasião”. Há 5 anos que Fátima Lopes participa nas edições da feira de calçado de Milão e sublinha a importância deste certame para o desenvolvimento do negócio no mercado internacional: “é uma feira para vender para o mundo!”.

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