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Nota da direção editorial:
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Hoje é mais difícil obter informação credível,
confirmada, relevante e verdadeira. Os media “encurtaram” redações, as redes sociais
amplificam e mascaram fake news, as declarações políticas e oficiais
perderam credibilidade e relevância.
Este é o contexto que gera a oportunidade de
jornalismo de marca. Não se trata de um jornalismo que seja concorrente dos
media, mas antes complementar. Em regra, não aborda as temáticas da vida
política ou do desporto, mas sim conteúdos que sejam relevantes para as marcas
e seus stakeholders.
Hoje uma marca não só tem de ser relevante e
diferenciadora, como também tem de entregar real valor à sociedade, de forma
autêntica.
É nesta entrega ou partilha de valor que as marcas
escolhem intervir na resolução de grandes problemas da sociedade, quer de
âmbito local ou global. Temas como a sustentabilidade, a gestão eficiente dos
recursos, a educação e conhecimento, a saúde e a igualdade de género, são temas,
entre outros, escolhidos pelas empresas para efetuar esta partilha.
É nestas temáticas e nas áreas intimamente ligadas ao
propósito da marca que os conteúdos desenvolvidos pelas marcas atingem um
carácter jornalístico. Trata-se de dar mais enfâse à clássica missão de
informar, que a comunicação de marca tem, por contrapartida da até aqui,
dominante publicidade.
As marcas B2B tem, por inerência da sua comunicação
menos emotiva, uma maior necessidade de desenvolver este jornalismo; contudo as
marcas B2C podem também agregar este valor realista e objetivo às suas
comunicações, normalmente emotivas.
Esta alternativa de obtenção de informação e
conhecimento desenvolve-se essencialmente no meio digital, sob a foram de blogs,
podcasts, web casts e white papers.
Consultoras como a Mckinsey, BCG, Deloitte e Accenture, são um bom exemplo na área de partilha de
conhecimento sobre as temáticas de gestão e de negócios e, o Montepioé um bom exemplo de
contribuição para a literacia financeira e gestão das finanças pessoais.
A marca é um conceito agregador, com um papel cada
vez mais importante, não só na economia, mas na sociedade em geral.
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