O impacto da vitória de Bolsonaro na marca Brasil

Pesquisa

E a implicação para as marcas nacionais
O impacto da vitória de Bolsonaro na marca Brasil
30 de Outubro de 2018
O impacto da vitória de Bolsonaro na marca Brasil
O impacto da vitória de Bolsonaro na marca Brasil
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
O impacto da vitória de Bolsonaro na marca Brasil
Francisco Branco
Jornalista e Coordenador Brands Channel
Em destaque
Pub Lateral dentro artigoPub Lateral dentro artigo
Continuar a ler depois do destaque
Em destaque
Pub dentro artigoPub dentro artigo

Medo e esperança. Estas são talvez duas das palavras que os brasileiros por estes dias mais utilizam para descrever o seu futuro. Como todas as sondagens apontavam, o candidato da extrema direita, Jair Bolsonaro, saiu vitorioso das eleições presidenciais, e são muitas as questões e dúvidas que agora se levantam relativamente ao seu mandato. Para já, “a polarização que marcou estas eleições, bem como a instabilidade que tem existido nos últimos anos têm vindo a fazer recuar o valor da marca Brasil, bem como a sua força em relação aos mais diversos stakeholders”. Quem o diz é João Baluarte, partner da Onstrategy, empresa especialista na avaliação de marcas.

O impacto da vitória do líder do PSL no valor da marca-país “vai depender da estabilidade que se conseguir ao nível político e económico. As posições mais ou menos extremistas do presidente eleito, a ainda incerteza sobre a política económica, e a forma como lidar com os principais problemas sociais do brasil, vão determinar as perspetivas de crescimento da economia, bem como determinar o impacto das perceções sobre os divers de criação de valor, nomeadamente no que diz respeito ao Investimento Direto Estrangeiro, Turismo, retenção e criação de talento humano e em relação aos produtos e serviços”, explica o especialista.

De acordo com a Brand Finance, a marca Brasil tem vindo a cair desde 2014, em particular entre 2014 e 2016, em que caiu cerca de 41%, sobretudo devido à instabilidade política e destituição de Dilma Rousseff.


A primeira reação dos mercados após a eleição de Bolsonaro foi de alta, coadjuvada pela valorização do Real, “antecipando uma evolução positiva da economia”, refere João Baluarte. “O impacto do Investimento Direto Estrangeiro e na competitividade dos produtos e serviços antevê-se positivo, caso estas perspetivas se concretizem e a estabilidade política seja uma realidade. Por outro lado, as posições mais ou menos extremistas e uma deriva associada a uma extrema-direita, que ressuscita atributos do passado, pode, de alguma forma, ter impacto na retenção e criação de talento humano. Já o impacto em relação ao Turismo vai depender da forma como se lidar com a violência, bem como a comunicação da evolução no seu controle”.

E para as marcas portuguesas qual será a implicação? Parece ser também ainda cedo para antecipar o cenário. “Depende do nível de abertura que a Economia venha a ter, assim será o impacto na competitividade das marcas internacionais, num ambiente já de si historicamente protecionista. Nesse sentido, o correto posicionamento no mercado, bem como a gestão da cadeia de produção das multinacionais no Brasil vão determinar a sua melhoria”, conclui o especialista.

Pub
Horizontal Final do artigoHorizontal Final do artigo

Artigos Relacionados

fechar

O impacto da vitória de Bolsonaro na marca Brasil

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

O impacto da vitória de Bolsonaro na marca Brasil

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile