O futuro do turismo está nas nossas mãos

Pesquisa

Férias cá dentro
O futuro do turismo está nas nossas mãos
19 de Junho de 2020
O futuro do turismo está nas nossas mãos
O futuro do turismo está nas nossas mãos
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
O futuro do turismo está nas nossas mãos
Ana Gaboleiro
Jornalista
Em destaque
Pub Lateral dentro artigoPub Lateral dentro artigo
Continuar a ler depois do destaque
Em destaque
Pub dentro artigoPub dentro artigo

Nota da direção editorial: Nos últimos 3 meses reinventámos o nosso trabalho a partir de casa e conseguimos nunca parar a produção de informação. Criámos mais e novas formas de a fazer chegar até si, apostámos em conferências na web com momentos de reflexão e partilha de conhecimento com profissionais altamente reputados dentro e fora de Portugal, sempre gratuitamente. Produzimos papers de elevado interesse para decisores de empresas com as ideias mais importantes de cada conferência/debate e preparamo-nos agora para iniciar as atividades da nossa Empower Brands Community, na área da academia, para que o conhecimento possa chegar cada vez mais longe e a mais pessoas enriquecendo também o mercado. Estamos a cumprir o nosso propósito.


Talvez não saiba, mas somos o 12º país mais competitivo na área do turismo a nível mundial. Portugal é considerado o Melhor Destino do Mundo pelos World Travel Awards e não são só os intitulados Óscares do Turismo que o confirmam. A verdade é que nos últimos, o país vivia numa rota de crescimento e aos olhos do mundo era o destino sensação. A Covid-19 encerrou fronteiras, colocou aviões em terra, deixou hotéis vazios, e fechou portas ao comércio e restauração.


Um cenário que nenhum de nós imaginaria estar a viver no mês que marca o início das férias de verão onde por esta altura a azáfama dos turistas internacionais já se fazia sentir pelas ruas de todo o país.


Este ano, iremos viver o verão de forma diferente mas também com uma oportunidade única para experienciarmos o nosso país de forma mais tranquila. 26% dos portugueses planeiam ir de férias até agosto e 37% ainda não sabem se aproveitarão ou não estes primeiros meses pós-pandemia para o descanso de verão, segundo um inquérito do Observador Cetelem 2020.


Portugal é um destino seguro para os portugueses


97% dos portugueses irá fazer férias em Portugal devido à situação pandémica que o país e o mundo atravessam.


Ainda que com novas regras a praia é a escolha de 67% dos inquiridos e há quem prefira fugir das com maior afluência e procurar novos recantos no areal. O Município de Torres Vedras aproveitou o momento para lançar uma campanha que “pisca o olho” ao turismo nacional destacando os 20 quilómetros de areal das suas 22 praias que prometem o espaço necessário ao cumprimento de todas as medidas de prevenção.



A cidade é a segunda preferência dos portugueses para passar as férias de verão deste ano (34%) e a Região Lisboa já está a comunicar um pacote de experiências para captar a atenção dos portugueses.


É também por isso que o Turismo de Lisboa celebra o regresso da capital à normalidade possível com um vídeo que pretende contagiar os visitantes despertando-os para as novas experiências que se podem viver na cidade das sete colinas.



Os próprios municípios estão focados em dar a conhecer as suas cidades de uma nova perspetiva, como é o caso de Cascais, que depois de uma campanha de sensibilização lançada durante a quarentena para os mercados internacionais, aposta agora nos “city breaks”.


“Cascais, um mundo por descobrir” é o filme do Associação de Turismo de Cascais destinado ao mercado interno que “procura mostrar aos turistas nacionais que, neste verão atípico, tudo o que procuram está mesmo aqui ao lado”.



O campo é também preferência para 27% dos portugueses nestas férias que querem desfrutar dos lugares mais recatados no interior do país.


Não é por acaso que as autoridades de turismo da região europeia Euroace, composta pelas regiões portuguesas do Centro, Alentejo e Extremadura espanhola, se uniram para realizar uma campanha promocional conjunta a partir deste mês com o objetivo de atrair também turistas ibéricos a este território. A campanha está a ser preparada para ser lançada assim que reabrir a fronteira entre Portugal e Espanha.


A Agência de Promoção Turística do Alentejo lançou ainda o filme promocional “We call it Alentejo” celebrando os atributos que ao longo dos últimos anos têm sido destacados pelos principais meios de comunicação social internacionais.



Mas ao contrário do que se pensa, mais de metade dos portugueses (64%) pretendem fazer férias fora da residência habitual em casas alugadas, secundárias ou de familiares. No entanto abre-se uma janela de oportunidade para os alojamentos de turismo rural já que 7% afirma preferir estes espaços para ficarem hospedados.


No entanto, a maioria dos portugueses que vão de férias prefere não fazer reservas (70%) - sinal dos tempos de incerteza que vivemos e que deixarão as decisões para última hora. Apesar de esta ser considerada a maior crise financeira dos últimos 90 anos, em média os portugueses pretendem gastar nas suas férias cerca de 900€, ou seja, menos 450€ do que em 2019. Os que tencionam poupar e passar férias em casa não esperam gastar mais de 320€.


Portugueses representam 40% dos hóspedes


Apesar do crescimento a nível internacional, a verdade é que em 2019 os portugueses representaram 40% dos hóspedes no país. O turismo é um setor de atividade determinante para a retoma económica da nossa economia, já que representa 14,6% do PIB e é a principal atividade económica exportadora. Mas segundo um artigo do Boletim Económico do BCE, Portugal está entre os países da zona euro mais expostos à redução das exportações no setor do turismo, juntamente com Chipre, Malta e Grécia.


É por isso também que as diferentes entidades estão atentas à necessidade de criar confiança no destino Portugal e daí nasceu o selo “Clean & Safe” que tem vindo a ser utilizado por muitos espaços turísticos para certificar o cumprimento das medidas de higiene e segurança já que este é um setor que emprega cerca de 400 mil trabalhadores.


Liga dos Campeões: uma aposta importante


De Lisboa para o mundo, Portugal vai ser o palco da final da Liga dos Campeões já no próximo mês de agosto. Inicialmente marcado para a cidade de Istambul, torna-se agora mais do que um simples evento desportivo.


Com os Jogos Olímpicos e o Euro de futebol adiados para 2021, todos os olhos estão postos na capital portuguesa. Um momento importante para o país, visto pela UEFA como seguro para a realização da final de uma das competições mais importantes do mundo do futebol.


Porto e Guimarães também podem vir a receber os jogos dos oitavos de final da competição, mas ainda não é certo.


A verdade é que o momento pode ser aproveitado para comunicar o país, não a nível turístico para já, uma vez que ainda não é certo que possam existir adeptos nos estádios.


Fazer renascer a marca Portugal


Com uma estratégia de recuperação da pandemia “a médio prazo”, a verdade é que o setor do turismo vai ter de se ajustar a uma nova realidade. Ainda sem vacina e com alguns países com fronteiras encerradas, o maior desafio será recuperar a confiança de quem nos visita.


Até lá, serão os portugueses a determinar a evolução desta indústria já que será pelas nossas mãos que teremos a oportunidade de fazer renascer uma das marcas mais valiosas do mundo: a marca Portugal.


Vale a pena ver o Imagens de Marca deste fim de semana. Uma emissão dedicada a Portugal e aos portugueses, com destaque para a mais recente campanha do Turismo de Portugal “#TuPodes, Visita Portugal”. Porque juntos, podemos tudo.



Pub
Horizontal Final do artigoHorizontal Final do artigo

Artigos Relacionados

fechar

O futuro do turismo está nas nossas mãos

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

O futuro do turismo está nas nossas mãos

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile