Newsletter
Pesquisa
Nota da direção editorial: Nos últimos 3 meses reinventámos o nosso trabalho a partir de casa e conseguimos nunca parar a produção de informação. Criámos mais e novas formas de a fazer chegar até si, apostámos em conferências na web com momentos de reflexão e partilha de conhecimento com profissionais altamente reputados dentro e fora de Portugal, sempre gratuitamente. Produzimos papers de elevado interesse para decisores de empresas com as ideias mais importantes de cada conferência/debate e preparamo-nos agora para iniciar as atividades da nossa Empower Brands Community, na área da academia, para que o conhecimento possa chegar cada vez mais longe e a mais pessoas enriquecendo também o mercado. Estamos a cumprir o nosso propósito.
Talvez não saiba, mas somos o 12º país mais competitivo na
área do turismo a nível mundial. Portugal é considerado o Melhor Destino do
Mundo pelos World Travel Awards e não são só os intitulados Óscares do Turismo
que o confirmam. A verdade é que nos últimos, o país vivia numa rota de
crescimento e aos olhos do mundo era o destino sensação. A Covid-19 encerrou
fronteiras, colocou aviões em terra, deixou hotéis vazios, e fechou portas ao
comércio e restauração.
Um cenário que nenhum de nós imaginaria estar a viver no mês
que marca o início das férias de verão onde por esta altura a azáfama dos
turistas internacionais já se fazia sentir pelas ruas de todo o país.
Este ano, iremos viver o verão de forma diferente mas também
com uma oportunidade única para experienciarmos o nosso país de forma mais
tranquila. 26% dos portugueses planeiam
ir de férias até agosto e 37% ainda não sabem se aproveitarão ou não estes
primeiros meses pós-pandemia para o descanso de verão, segundo um inquérito do
Observador Cetelem 2020.
Portugal é um destino seguro para os portugueses
97% dos portugueses irá fazer férias em Portugal devido à
situação pandémica que o país e o mundo atravessam.
Ainda que com novas regras a praia é a escolha de 67% dos
inquiridos e há quem prefira fugir das com maior afluência e procurar novos
recantos no areal. O Município de Torres Vedras aproveitou o momento para
lançar uma campanha que “pisca o olho” ao turismo nacional destacando os 20
quilómetros de areal das suas 22 praias que prometem o espaço necessário ao
cumprimento de todas as medidas de prevenção.
A cidade é a segunda preferência dos portugueses para passar
as férias de verão deste ano (34%) e a Região Lisboa já está a comunicar um
pacote de experiências para captar a atenção dos portugueses.
É também
por isso que o Turismo de Lisboa celebra o regresso da capital à normalidade
possível com um vídeo que pretende contagiar os visitantes despertando-os para
as novas experiências que se podem viver na cidade das sete colinas.
Os próprios municípios estão focados em dar a conhecer as
suas cidades de uma nova perspetiva, como é o caso de Cascais, que depois de
uma campanha de sensibilização lançada durante a quarentena para os mercados
internacionais, aposta agora nos “city breaks”.
“Cascais, um mundo por descobrir” é o filme do Associação
de Turismo de Cascais destinado ao mercado interno que “procura mostrar aos
turistas nacionais que, neste verão atípico, tudo o que procuram está mesmo
aqui ao lado”.
O campo é também preferência para 27% dos portugueses nestas
férias que querem desfrutar dos lugares mais recatados no interior do país.
Não é por acaso que as autoridades de turismo da região
europeia Euroace, composta pelas regiões portuguesas do Centro, Alentejo e
Extremadura espanhola, se uniram para realizar uma campanha promocional conjunta
a partir deste mês com o objetivo de atrair também turistas ibéricos a este
território. A campanha está a ser preparada para ser lançada assim que reabrir
a fronteira entre Portugal e Espanha.
A Agência de Promoção Turística do Alentejo lançou ainda
o filme promocional “We call it Alentejo” celebrando os atributos que ao
longo dos últimos anos têm sido destacados pelos principais meios de
comunicação social internacionais.
Mas ao contrário do que se pensa, mais de metade dos
portugueses (64%) pretendem fazer férias fora da residência habitual em casas
alugadas, secundárias ou de familiares. No entanto abre-se uma janela de
oportunidade para os alojamentos de turismo rural já que 7% afirma preferir
estes espaços para ficarem hospedados.
No entanto, a maioria dos portugueses que vão de férias
prefere não fazer reservas (70%) - sinal dos tempos de incerteza que vivemos e
que deixarão as decisões para última hora. Apesar de esta ser considerada a
maior crise financeira dos últimos 90 anos, em média os portugueses
pretendem gastar nas suas férias cerca de 900€, ou seja, menos 450€ do que em
2019. Os que tencionam poupar e passar férias em casa não esperam gastar mais
de 320€.
Portugueses representam 40% dos hóspedes
Apesar do crescimento a nível internacional, a verdade é que
em 2019 os portugueses representaram 40% dos hóspedes no país. O turismo é um
setor de atividade determinante para a retoma económica da nossa economia, já
que representa 14,6% do PIB e é a principal atividade económica exportadora. Mas
segundo um artigo do Boletim Económico do BCE, Portugal está entre os países da
zona euro mais expostos à redução das exportações no setor do turismo,
juntamente com Chipre, Malta e Grécia.
É por isso também que as diferentes entidades estão atentas
à necessidade de criar confiança no destino Portugal e daí nasceu o selo “Clean
& Safe” que tem vindo a ser utilizado por muitos espaços turísticos para
certificar o cumprimento das medidas de higiene e segurança já que este é um
setor que emprega cerca de 400 mil trabalhadores.
Liga dos Campeões: uma aposta importante
De Lisboa para o mundo, Portugal vai ser o palco da final da
Liga dos Campeões já no próximo mês de agosto. Inicialmente marcado para a
cidade de Istambul, torna-se agora mais do que um simples evento desportivo.
Com os Jogos Olímpicos e o Euro de futebol adiados para
2021, todos os olhos estão postos na capital portuguesa. Um momento importante
para o país, visto pela UEFA como seguro para a realização da final de uma das
competições mais importantes do mundo do futebol.
Porto e Guimarães também podem vir a receber os jogos dos
oitavos de final da competição, mas ainda não é certo.
A verdade é que o momento pode ser aproveitado para
comunicar o país, não a nível turístico para já, uma vez que ainda não é certo
que possam existir adeptos nos estádios.
Fazer renascer a marca Portugal
Com uma estratégia de recuperação da pandemia “a médio
prazo”, a verdade é que o setor do turismo vai ter de se ajustar a uma nova
realidade. Ainda sem vacina e com alguns países com fronteiras encerradas, o
maior desafio será recuperar a confiança de quem nos visita.
Até lá, serão os portugueses a determinar a evolução
desta indústria já que será pelas nossas mãos que teremos a oportunidade de
fazer renascer uma das marcas mais valiosas do mundo: a marca Portugal.
Vale a pena
ver o Imagens de Marca deste fim de semana. Uma emissão dedicada a Portugal e
aos portugueses, com destaque para a mais recente campanha do Turismo de
Portugal “#TuPodes, Visita Portugal”. Porque juntos, podemos tudo.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.