O Eternauta: Netflix usou inteligência artificial para reduzir custos de produção da série

Pesquisa

Streaming
O Eternauta: Netflix usou inteligência artificial para reduzir custos de produção da série
24 de Julho de 2025
O Eternauta: Netflix usou inteligência artificial para reduzir custos de produção da série
O Eternauta: Netflix usou inteligência artificial para reduzir custos de produção da série
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
O Eternauta: Netflix usou inteligência artificial para reduzir custos de produção da série
Marco Silva
Coordenador Editorial Digital
Em destaque
Lateral dentro artigoLateral dentro artigo

Continuar a ler depois da Publicidade

Pub
Horizontal dentro artigo topo textoHorizontal dentro artigo topo texto

A Netflix anunciou que utilizou, pela primeira vez, inteligência artificial (IA) generativa para criar efeitos visuais numa das suas produções originais. A cena em causa — o desabamento de um edifício em Buenos Aires — integra a série de ficção científica argentina The Eternaut e foi concluída com recurso a tecnologia IA, o que permitiu à equipa de produção “acelerar o processo e reduzir significativamente os custos”.


Ted Sarandos, co-diretor executivo da plataforma de streaming, confirmou que esta foi a primeira filmagem com IA a integrar uma produção original da Netflix. Segundo o responsável, a tecnologia possibilitou a criação da sequência “dez vezes mais rápido” do que seria possível com ferramentas tradicionais de efeitos visuais. “O custo simplesmente não seria viável para um programa com aquele orçamento”, afirmou Sarandos, destacando o entusiasmo dos criadores com o resultado final.


O uso da IA generativa continua a gerar controvérsia no setor audiovisual, especialmente após a greve dos atores e argumentistas em Hollywood em 2023, onde foi exigida uma maior regulação sobre estas tecnologias. Muitos profissionais receiam que a IA possa substituir funções criativas ou recorrer a artísticos existentes sem autorização.


Este avanço tecnológico foi revelado no mesmo dia em que a Netflix anunciou um crescimento de 16% na sua receita trimestral, atingindo os 11 mil milhões de dólares, com lucros a subir para 3,1 mil milhões. O desempenho foi impulsionado por títulos como a terceira temporada de Squid Game, que somou mais de 120 milhões de visualizações.

Em destaque
Horizontal Final do artigoHorizontal Final do artigo

Artigos Relacionados

fechar

O Eternauta: Netflix usou inteligência artificial para reduzir custos de produção da série

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

O Eternauta: Netflix usou inteligência artificial para reduzir custos de produção da série

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile