ghost image socials
A opinião de Uriel Oliveira
O Estado dos Media 2021
4 de Maio de 2021
Image
Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
O Estado dos Media 2021
Uriel Oliveira
Diretor Operações e Negócio Cision

Nota da direção editorial:

O jornalismo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.

Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.


O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa é comemorado no ano 2021 em plena transformação do mundo movida pela pandemia, recessão global e tensão social emergente.

 

A transformação rápida e profunda da indústria dos media assenta sobretudo na imperativa necessidade de informação credível que sustente a democracia, a economia, a sociedade, a saúde pública, ao mesmo tempo que se confronta com o seu próprio modelo de sustentabilidade financeira.

 

O relatório “O Estado dos media 2021” da Cision revela o sentimento das Redações de todo mundo perante a grande transformação dos anos 20.

 

No desafio de superação da crise, obstáculos e oportunidades movimentam-se na espuma dos dias:


· as comunidades procuram informação credível e uma oportunidade para serem ouvidas;

· as Redações, escassas de recursos, esgotam-se para cobrir em tempo real as origens, as causas e os efeitos do vírus;

· a digitalização da sociedade;

· a preocupação com as notícias falsas;

· a deterioração da liberdade de imprensa;

· a urgência de um modelo de negócio sustentável que permita equilibrar as contas, criar as bases para o crescimento e as garantias para a sua independência.

 

Apesar de lento e com reservas, parece existir um reencontro dos media com os cidadãos. A pandemia consolidou um novo diálogo de compromisso entre as duas partes - a audiência não abandona o interesse pela informação, mas exige conteúdos objetivos e verificados.

A perspetiva é, portanto, boa, não é, contudo, fácil. Provavelmente a principal dificuldade esteja em encontrar um modelo de negócio sustentável: receitas publicitárias e/ou subscrição de conteúdos digitais pagos parecem insuficientes para alcançar a saúde financeira necessária para garantir a independência dos media face a todos os poderes.

 

O relatório “O Estado dos Media 2021” está disponível gratuitamente em versão inglesa aqui.


Image

Artigos Relacionados

A opinião de Alberto Rui Pereira
11 de Maio de 2021
Opinião
A opinião de Carolina Afonso
10 de Maio de 2021
Opinião

fechar

Image

Subscreva a nossa newsletter e receba os temas e as notícias que são realmente importantes para si

Obrigado, consulte o seu email.

Li e aceito a política de privacidade.

Image

Subscreva a nossa newsletter e receba os temas e as notícias que são realmente importantes para si

Obrigado, consulte o seu email.

Li e aceito a política de privacidade.

fechar

X

Faça parte da nossa comunidade!

A comunicação positiva e o jornalismo inspirador nunca foram tão relevantes para a gestão da sua empresa. Apoie a produção dos nossos conteúdos e dos nossos projetos fazendo parte de uma comunidade que promove o conhecimento, o valor das marcas e a economia sustentável.


Saiba como se tornar membro ou subscritor. Seja bem-vindo à Empower Brands Community e ao Imagens de Marca.

SUBSCREVER

Obrigado, consulte o seu email.