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É um tema cada vez mais
sensível para empresas e consumidores. A sustentabilidade ambiental está na
ordem do dia. Mas quais são os desafios ao nível da comunicação das marcas? Foi
este o tema em destaque no webinar promovido hoje pela JCDecaux naquele que é
um dos maiores eventos de inovação e sustentabilidade, o “Planetiers”, que
decorreu em Lisboa.
Hoje existe uma maior consciência
ambiental no mundo. O impacto gerado pelas empresas e indústrias está a ser
cada vez mais discutido. Perante esta realidade, torna-se fundamental para
qualquer marca comunicar aquilo que faz para minimizar o seu impacto, uma vez
que é uma forma de valorizar os seus esforços, de potenciar as vantagens
competitivas em relação a outras empresas, e ainda de melhorar o posicionamento
e reputação junto de clientes que se mostram também cada vez mais
exigentes.
No entanto, comunicar
sustentabilidade, nomeadamente ambiental, é talvez umas atividades mais
difíceis da área. A elaboração de mensagens claras e coerentes alinhadas com a
postura da empresa nem sempre é uma tarefa bem-sucedida e há mesmo quem decida
surfar na onda da sustentabilidade, com estratégias superficiais de comunicação
que têm pouco eficácia junto dos targets da marca, o que pode representar
riscos para a sua imagem e reputação. Foi para abordar todas estas questões que
a JCDecaux promoveu o webinar “O desafio de comunicar sustentabilidade”, que
decorreu hoje durante o segundo dia de um dos maiores eventos de inovação e
sustentabilidade no mundo, e que decorreu no Altice Arena, em Lisboa, o
“Planetiers – World Gathering”.
A empresa especializada na fabricação e instalação
de mobiliário urbano e publicidade exterior, antes mesmo de lançar o debate,
apresentou a campanha “Faça o seu papel”, em que desafia os anunciantes a
apostarem na sua nova solução: mupis de papel reciclado. “Todos os dias
estamos na vida do consumidor. Isto significa que nós enquanto companhia também
temos uma responsabilidade. Temos a responsabilidade de transformar o nosso
negócio, mantendo a viabilidade económica, mas conseguindo ter um impacto
positivo na sociedade, aumentando o respeito pelo ambiente. É um bocadinho isso
que nós estamos aqui desafiar os anunciantes. (…) Os nossos anunciantes quando
fazem as produções connosco sabem que estão a utilizar papéis que vêm de
ambientes criados de uma forma sustentável”, referiu Vera Paulino, Diretora Comercial da JCDecaux.
A criatividade da campanha “Faça
o seu papel” esteve a cargo da agência DDB Lisboa. “É uma campanha que pretende
interpelar os nossos anunciantes e as nossas marcas para naturalmente se
associarem à JCDecaux neste movimento e o desafio acaba por ser um «Call to
Action» para, de facto, fazermos cada um de nós o nosso papel. (…) Um mupi usa
um conjunto de árvores, tem um impacto naturalmente negativo naquilo são as nossas
florestas e, portanto, acreditamos que este desafio e este movimento que a
JCDecaux está neste momento a desenvolver possa fazer a diferença”, realça
Alexandra Pereira, Diretora Geral da agência. Este projeto de mupis com papel 100%
reciclado vai ser viável graças também à parceria com a gráfica PinkPlate e
será visível já a partir do dia 4 de novembro, data para o lançamento da
primeira campanha com uma marca. A Garnier é o primeiro anunciante a aderir a
esta solução.
Este foi apenas o ponto de
partida de uma sessão em que os diretores de marketing e comunicação de 3
marcas de diferentes setores de atividade se reuniram para falar dos desafios,
riscos e oportunidades de comunicar sustentabilidade ambiental. Assista na
íntegra à conversa com Joana Garoupa, da Galp, Teresa Lameiras, da Seat, e
Sérgio Leal, da McDonald’s, no vídeo que disponibilizamos acima.
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