O desafio de comunicar sustentabilidade ambiental

Pesquisa

JCDecaux promoveu webinar no “Planetiers”
O desafio de comunicar sustentabilidade ambiental
23 de Outubro de 2020
O desafio de comunicar sustentabilidade ambiental
O desafio de comunicar sustentabilidade ambiental
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
O desafio de comunicar sustentabilidade ambiental
Francisco Branco
Jornalista e Coordenador Brands Channel

Nota da direção editorial:

O jornalismo positivo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.

Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.


É um tema cada vez mais sensível para empresas e consumidores. A sustentabilidade ambiental está na ordem do dia. Mas quais são os desafios ao nível da comunicação das marcas? Foi este o tema em destaque no webinar promovido hoje pela JCDecaux naquele que é um dos maiores eventos de inovação e sustentabilidade, o “Planetiers”, que decorreu em Lisboa.


Hoje existe uma maior consciência ambiental no mundo. O impacto gerado pelas empresas e indústrias está a ser cada vez mais discutido. Perante esta realidade, torna-se fundamental para qualquer marca comunicar aquilo que faz para minimizar o seu impacto, uma vez que é uma forma de valorizar os seus esforços, de potenciar as vantagens competitivas em relação a outras empresas, e ainda de melhorar o posicionamento e reputação junto de clientes que se mostram também cada vez mais exigentes. 


No entanto, comunicar sustentabilidade, nomeadamente ambiental, é talvez umas atividades mais difíceis da área. A elaboração de mensagens claras e coerentes alinhadas com a postura da empresa nem sempre é uma tarefa bem-sucedida e há mesmo quem decida surfar na onda da sustentabilidade, com estratégias superficiais de comunicação que têm pouco eficácia junto dos targets da marca, o que pode representar riscos para a sua imagem e reputação. Foi para abordar todas estas questões que a JCDecaux promoveu o webinar “O desafio de comunicar sustentabilidade”, que decorreu hoje durante o segundo dia de um dos maiores eventos de inovação e sustentabilidade no mundo, e que decorreu no Altice Arena, em Lisboa, o “Planetiers – World Gathering”.


A empresa especializada na fabricação e instalação de mobiliário urbano e publicidade exterior, antes mesmo de lançar o debate, apresentou a campanha “Faça o seu papel”, em que desafia os anunciantes a apostarem na sua nova solução: mupis de papel reciclado. “Todos os dias estamos na vida do consumidor. Isto significa que nós enquanto companhia também temos uma responsabilidade. Temos a responsabilidade de transformar o nosso negócio, mantendo a viabilidade económica, mas conseguindo ter um impacto positivo na sociedade, aumentando o respeito pelo ambiente. É um bocadinho isso que nós estamos aqui desafiar os anunciantes. (…) Os nossos anunciantes quando fazem as produções connosco sabem que estão a utilizar papéis que vêm de ambientes criados de uma forma sustentável”, referiu Vera Paulino, Diretora Comercial da JCDecaux.


A criatividade da campanha “Faça o seu papel” esteve a cargo da agência DDB Lisboa. “É uma campanha que pretende interpelar os nossos anunciantes e as nossas marcas para naturalmente se associarem à JCDecaux neste movimento e o desafio acaba por ser um «Call to Action» para, de facto, fazermos cada um de nós o nosso papel. (…) Um mupi usa um conjunto de árvores, tem um impacto naturalmente negativo naquilo são as nossas florestas e, portanto, acreditamos que este desafio e este movimento que a JCDecaux está neste momento a desenvolver possa fazer a diferença”, realça Alexandra Pereira, Diretora Geral da agência. Este projeto de mupis com papel 100% reciclado vai ser viável graças também à parceria com a gráfica PinkPlate e será visível já a partir do dia 4 de novembro, data para o lançamento da primeira campanha com uma marca. A Garnier é o primeiro anunciante a aderir a esta solução.


Este foi apenas o ponto de partida de uma sessão em que os diretores de marketing e comunicação de 3 marcas de diferentes setores de atividade se reuniram para falar dos desafios, riscos e oportunidades de comunicar sustentabilidade ambiental. Assista na íntegra à conversa com Joana Garoupa, da Galp, Teresa Lameiras, da Seat, e Sérgio Leal, da McDonald’s, no vídeo que disponibilizamos acima.


Artigos Relacionados

A carregar...

fechar

O desafio de comunicar sustentabilidade ambiental

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

O desafio de comunicar sustentabilidade ambiental

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile