ghost image socials

Pesquisa

A opinião de António Jorge
O Crescimento em Momentos de Incerteza
14 de Junho de 2022
Image
Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
O Crescimento em Momentos de Incerteza

Faça parte do futuro do Imagens de Marca

O rigor, a relevância e a criatividade estão presentes nos conteúdos que disponibilizamos sem restrições, porque o jornalismo é um veículo fundamental para a economia do país.

Apoie a missão de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas: faça parte da nossa comunidade.

Sabemos dos manuais de economia e do senso comum que a incerteza não é “amiga” do desenvolvimento dos negócios.

Em momentos de incerteza, podem sempre existir picos de consumo devido a açambarcamento porque existe uma ameaça ou, novas oportunidades originadas pelo facto gerador da incerteza. Contudo numa perspetiva de médio/longo prazo e na economia como um todo; a incerteza tem um efeito negativo.

Como atualmente o novo normal é saltarmos de incerteza em incerteza, o desafio que se coloca às empresas é o de conseguir crescimento num ambiente de adiamento de investimento e de retração de consumo, praticamente permanente.

A incerteza mina a confiança e sem confiança o comportamento humano é, naturalmente, de defesa no seu mais primitivo sentido, isto é, poupar recursos e energia para enfrentar a ameaça ou agressividade que pode surgir do que não prevemos.

Portanto as estratégias de relacionamento e comunicação devem basear-se na partilha de confiança e de uma ideia o mais clara possível quanto ao futuro.

Podendo parecer uma tarefa fácil, não é, se o quisermos fazer com credibilidade.

É aqui que o desafio enfrenta verdadeiras dificuldades como poderemos partilhar uma ideia clara quanto a um futuro que não conhecemos?

Não é fácil nem existe uma receita infalível, apenas um conjunto de ideias que nos permitem, em cada contexto, procurar tendências e conceitos que derivam em análises prospetivas com um grau de probabilidade aceitável e, mais que isso, com planos para os quais, caso o cenário não se verifique temos um plano B ou capacidade de resposta com agilidade; isto é, não ficamos sem solução.

Partilho algumas ideias que podem ajudar à geração de confiança e de uma ideia relativamente clara sobre o futuro, ainda que incerta, obviamente:

·         Devemos procurar analisar de forma permanente e constante quais as tendências e eventos inerentes ao nosso negócio e dos nossos clientes que, ainda que sejam  da “macro” PESTEL impactam o nosso negócio e o dos nossos clientes;

·          Com base nesta informação deveremos desenvolver cenários, atribuir-lhe probabilidades e definir o que fazer no caso de estes se efetivarem;

·         Adotar uma atitude de humildade e de total abertura para corrigir as análises no caso de estas falharem;

·         Comunicar, a cada momento, com clientes e demais stackeholders, o que vamos aprendendo sobre o futuro e sobre a realidade presente, de forma honesta e deixando claro quais as debilidades das nossas perceções e conclusões. Uma atitude muito assertiva perante um futuro de elevada incerteza não é credível e denota falta de inteligência e uma atitude de “venda” agressiva.

·         Diversificar em geografias e em portfolio de produtos e marcas, por forma a mitigar o risco, pois muitas das incertezas são só geradas em determinados setores e/ou em determinadas geografias.

Análise constante, humildade, capacidade de mudança e relações verdadeiras e autênticas em interação constante são, em minha opinião, o melhor modelo para trabalhar em incerteza.

Artigos Relacionados

A carregar...

fechar

Image

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Image

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Empower Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.