ghost image socials
Academia APAN
O algoritmo do Facebook mudou (outra vez). E agora?
21 de fevereiro de 2018
Image
Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
O algoritmo do Facebook mudou (outra vez). E agora?
Marco Silva
Jornalista

Licenciado em comunicação, apaixonado por música e pelas coisas boas da vida. Uma boa história, uma boa conversa são coisas que não têm valor mensurável e é isso que tento trazer para o trabalho que faço.

É verdade que o Facebook voltou a mudar o algoritmo e essa mudança voltou a dar dores de cabeça a muitos gestores de página. Atualmente são vários os negócios e produtores de conteúdos que dependem em grande parte do Facebook para fazer chegar o conteúdo ao seu público e, nessa dependência, o Facebook vê uma oportunidade de negócio e muitas vezes recorre a publicações patrocinadas para que elas tenham algum alcance significativo.

Mas estas mudanças não significam que seja sempre assim. Ao conhecer o algoritmo é possível usá-lo a nosso favor e recorrer a várias técnicas que fazem o nosso conteúdo chegar a quem de direito. Foi a pensar nestes produtores de conteúdos e nos negócios que dependem do infame e famigerado algoritmo que a Academia APAN criou um curso que é capaz de interessar a quem trabalha com o Facebook.

Chama-se “Gestão de páginas no Facebook e perfil profissional Instagram” e nas palavras de Manuela Botelho, Secretária Geral da APAN “é um dos maiores cursos que nós temos, são 16 horas, são dois dias. E de facto, é um curso muito completo. Um dos principais temas que irá ser tratado nesta formação é a análise das principais e mais recentes funcionalidades destas plataformas e vai refletir sobre estratégias e táticas de conteúdos a aplicar no Facebook e no Instagram de modo a maximizar o desempenho e a eficácia das publicações que são feitas nestas redes sociais”.

Responsável por esta formação está Ana Mendes, que segundo a APAN é certificada pelo próprio Facebook (Facebook Certified Planning) e que tem uma carreira respeitável no mundo do marketing. Nos últimos 8 anos tem-se dedicado a projetos na área de consultoria em redes sociais para o tecido empresarial.

A academia foi criada para sistematizar e partilhar conteúdo atual e relevante para os profissionais de marketing e comunicação em Portugal, explica-me Manuela Botelho por telefone.

Toda a formação feita pela Academia APAN é feita em duas grandes áreas: Marketing e Publicidade e na área das Soft Skills. E o seu público alvo são profissionais de marketing e comunicação e profissionais que sejam mais orientados para quem trabalha no digital. Por haver empresas que não tenham um profissional completamente dedicado a esta área, há vários gestores de marca que frequentam a academia APAN e é também uma das razões pelas quais o conhecimento que é passado é aplicado “logo no dia a seguir à formação” – acrescenta Manuela.

“Porque são ferramentas novas, que estão sempre em constante mudança e é por isso que todas as nossas ações são a pensar em profissionais que precisam de ferramentas para serem usadas no dia a seguir a acabar a formação, é isso que o mercado hoje em dia pede”.

Já foi dito várias vezes, mas é preciso estar onde os consumidores estão e nos dias que correm estão todos no Facebook e no Instagram.

Para além do conhecimento que se adquire, a Secretária Geral da APAN explica-me que o Networking que se faz entre os profissionais nestas formações também é uma mais valia da Academia APAN. “Nós conseguimos juntar aqui, no que diz respeito à área digital, profissionais cujos modelos de negócio já estão muito assentes no meio digital, é muito estimulante e uma boa oportunidade para se contruir parcerias colaborativas entre várias empresas que aqui passam”.

Pois se ainda quiser perceber um bocadinho melhor o palavrão “algoritmo” e perceber como é que ele pode ajudar a sua empresa, a Academia APAN poderá ter as respostas que procura. Nós iremos acompanhar bem de perto.

Artigos Relacionados

Autoria da BBH London
17 de agosto de 2018
Criatividade
Na cidade australiana de Melbourne
17 de agosto de 2018
Criatividade

fechar

fechar

Subscreva a nossa newsletter e receba no seu e-mail as notícias mais quentes da área.

Imagens de Marca Newsletter

Obrigado, consulte o seu email.

Li e aceito a política de privacidade.

Cristina Amaro Newsletter

Obrigado, consulte o seu email.

Li e aceito a política de privacidade.