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A opinião de Joana Carravilla
O Admirável Mundo Novo do pequeno comércio
20 de maio de 2020
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O Admirável Mundo Novo do pequeno comércio
Joana Carravilla
Country Manager Iberia da Elife
Ao longos destes últimos meses estive especialmente atenta ao que poderia mudar no pequeno comércio depois desta crise. E procurei especialmente o que de bom estes maus tempos nos poderiam trazer, nomeadamente através de soluções de inovação e reinvenção do modelo de negócio. Agora que tudo está a acalmar, acredito que podemos efetivamente ter várias soluções em mãos para acelerar uma modernização há já muito necessária.

O Facebook veio ontem fechar com chave de ouro as várias oportunidades que eu havia identificado, com o lançamento do Facebook Shops. Esta plataforma, que chegará a todos nós ao longo deste ano, responderá com várias inovações que eu, nem de perto, nem de longe, estive perto de considerar.

Vamos por partes.
Afinal, que oportunidades é que nos trouxe esta pandemia?

 

Novos públicos
Para além das conhecidas videoconferências familiares, as gerações mais velhas, que até agora restringiam a sua vida digital a acompanhar filhos, netos e velhas amizades no Facebook e Instagram, acabaram nestes últimos meses por ter novas experiências digitais. Pesquisas no Google, visualizações em vídeos no Youtube, assinaturas do Netflix e até compras online, foram feitas, em muitos casos pela primeira vez, nos últimos meses. Este consumidor, que passou a linha do analógico para o digital, representa uma excelente oportunidade para o pequeno retalho, que vê, assim, crescer o seu universo de consumidores.

 

Novos Bairros, Rotinas e a Economia do Delivery
O teletrabalho, para além das mudanças que trouxe às rotinas das empresa e das famílias, acredito que vai ser um dinamizador de bairros e área de residência onde até agora os habitantes só iam dormir. Estas novas geografias de consumo irão potenciar o comércio de proximidade e criar uma nova economia: as entregas ao domicílio.  
Life as a Service
Consumidores habituados a assinaturas de serviços de conteúdos como Spotify ou Netflix, entre outros, já vinham a aceitar, de bom grado, que também os produtos passassem a ser consumidos através de novos formatos, como o aluguer, a subscrição, a possibilidade de experimentação, as novas soluções de entrega e de devolução, etc. Agora, numa economia mais débil, mas ainda mais exigente, os serviços agregados à compra ganham ainda maior destaque.

 

Atendimento e Relacionamento são o Novo Marketing
Mais do que nunca, a disponibilidade das empresas para atender, tirar dúvidas e envolver o comprador com a marca e produto são essenciais para se destacarem e manterem fiéis os clientes. Quem conseguir ter um bom produto, preço competitivo, facilidade de entrega e devolução e um bom e rápido atendimento, vai dar cartas nesta renovação da economia. Empresas que têm muita exigência de atendimento precisam de procurar soluções que integrem atendimento automatizado e humano, pois o consumidor atual exige imediatez às respostas simples, mas muita atenção nos casos mais particulares.O Retalho está em todo o lado.
Para além da tradicional loja, o pequeno comércio tem que estar acessível por telefone, destacado nos motores de busca, disponível com alguns vídeos no Youtube e, claro, a apostar em força nas redes sociais, nomeadamente Facebook e Instagram.Por isso, a notícia de ontem, do lançamento do Facebook Shops, vem reforçar estas oportunidades para o pequeno comércio. Pode parecer que esta solução vem tarde, pois já há anos as pessoas usam as plataformas Facebook e Instagram para promover, comprar e vender produtos, mas nunca antes deve ter existido um momento tão relevante. Como Mark Zuckerberg disse na apresentação: "O Facebook Shops não compensará todos os negócios perdidos, mas pode ajudar. E para muitas pequenas empresas durante este período, a aposta no negócio digital é a diferença entre permanecer à tona ou afundar ... O Facebook está numa posição única para ser um apoiante das pequenas empresas, ajudando-as a crescer e a manterem-se saudáveis. ”

E como vai funcionar o Facebook Shops?


Criar uma loja no Facebook será gratuito e simples. A exibição da loja e do catálogo de produtos pode ser personalizada e vai ser possível vender produtos durantes lives e nos vídeos. Para além disso as lojas terão integradas com WhatsApp, Messenger ou Instagram Direct para atendimento, tracking de encomendas, etc.


A cereja no topo do bolo é as funcionalidades de Inteligência Artificial que estarão disponíveis a retailers e compradores que facilitarão a segmentação e classificação de imagens para potenciar ofertas e sugestões assertivas. Também a visualização 3D views e a experimentação recorrendo a Realidade Aumentada ou o AI Fashion Advisor são algumas das inovações esperadas.


On e Off-line temos desde já mapeadas várias oportunidades para a recuperação e progresso do pequeno comércio que os mais atentos irão, com certeza, aproveitar.

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