Newsletter
Pesquisa
Nota da direção editorial:
O jornalismo nunca foi tão importante para a economia do país. Apoie a produção dos nossos conteúdos tornando-se membro ou subscritor da nossa comunidade.
Faça parte de uma causa de empoderamento das marcas, das empresas e das pessoas que nelas trabalham.
“Ao fim de 47 anos de carreira na mesma companhia, onde
percorri todas as áreas, sinto-me reconhecido e agradecido ao ser designado
Presidente do Conselho de Administração da Sociedade Central de Cervejas e
Bebidas”. É assim que Nuno Pinto de Magalhães descreve ao Imagens de Marca a
nomeação para o novo cargo na empresa onde entrou aos 18 anos.
Foi em outubro de 1974 que iniciou o primeiro estágio na
área da Contabilidade, como apoio na inventariação do património. Em janeiro de
1975 passou a fazer parte dos quadros da empresa, como Escriturário. Ingressou
na Faculdade de Direito em 1976 como trabalhador-estudante tendo mais tarde
tirado um PAGE na Universidade Católica.
Durante cerca de 47 anos, Nuno Pinto de Magalhães trabalhou
com seis acionistas diferentes e 18 Presidentes/CEO´s, nacionais e
estrangeiros. Assumiu diversas funções dentro da empresa tendo passado por
áreas como logística, operações, compras, recursos humanos, marketing, entre
outras. Durante mais de 20 anos foi Diretor de Comunicação e Relações Institucionais
na Sociedade Central de Cervejas e Bebidas (SCC). A 1 de julho de 2021 passou a
exercer o novo cargo dentro da empresa.
“Não é muito comum uma pessoa ter uma carreira tão longa
na mesma companhia. E não é muito comum em Portugal existir este
reconhecimento”, explica ao Imagens de Marca.
Nuno quer ser visto como uma inspiração para outras empresas
e, sobretudo, para os mais jovens que estão hoje a iniciar a sua carreira. “Eu
nunca pensei que fosse ficar 47 anos na mesma companhia, mas as áreas todas por
onde passei fizeram-me sentir como se estivesse numa nova empresa a cada cargo
diferente”, refere Nuno Pinto de Magalhães. “O meu testemunho de
dedicação à companhia, de ter sido reconhecido, mostra a cultura da própria empresa.
Um grupo que reconhece e valoriza os colaboradores. São raros os casos, mas as
exceções existem”, acrescenta ao IM.
Um Homem com visão e sentido de liderança
Nuno Pinto de Magalhães é considerado por muitos um homem
com visão. Não é por acaso que foi responsável por ter lançado o Serviço de
Apoio ao Cliente na SCC e nos anos 90 a Pré-Venda no Porto, tendo para isso
estagiado previamente como pré-vendedor na Budweiser, em Los Angeles, nos EUA,
e na Bavaria, em Medelin, Colômbia.
Fora da Sociedade Central de Cervejas foi, entre outros,
Grão-Mestre da Confraria da Cerveja, que engloba todo o setor cervejeiro,
Presidente da Associação das Águas e Vice Presidente da Associação dos
Anunciantes Portugueses. Assume ainda as funções de Presidente da Câmara de
Comércio Portugal-Holanda, Presidente da Auto Regulação Publicitária, Presidente
da Fundação Luso.
Começou a liderar aos 26 anos e tem procurado apoiar, valorizar
e reconhecer as suas equipas. Em fevereiro deste ano, o agora Chairman da SCC
referia numa entrevista a Cristina Amaro, autora e pivot do Imagens de Marca, a
importância de trazer o amor para dentro das organizações e para a liderança.
“Eu não concebo um bom líder sem ser um líder que tenha
como preocupação o respeito, o apoio e a consideração pelas pessoas com quem se
encontra. Um líder não é só líder na empresa, tem de o ser no dia-a-dia e para
mim essa é que é a perspetiva certa, é a perspetiva de querer o bem de todos
aqueles que me rodeiam”, explicou em entrevista para a rubrica Chief Love
Officer do Imagens de Marca.
Vale a pena rever também o segundo episódio da série Chief
Love Officer do Empower Brands Channel, no YouTube, para ter acesso à
entrevista na íntegra.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.