Newsletter
Pesquisa
A Danone inaugurou o seu novo Hub de Inovação em Aldaia, Valência, Espanha, a maior unidade industrial do grupo na Europa, que é considerado um centro estratégico para o mercado português.
Segundo a empresa, 76% do portefólio da Danone Portugal é produzido neste hub, que integra marcas como Activia, Actimel, YoPRO e Danacol. A Danone afirma ter investido mais de 60 milhões de euros nos últimos cinco anos na modernização e ampliação desta unidade.
O Hub de Aldaia reúne toda a cadeia de valor — desde a produção de embalagens à distribuição — e aplica um modelo de economia circular que, de acordo com a Danone, visa aumentar a eficiência e reduzir o impacto ambiental. A unidade produz, segundo a empresa, mais de 180 projetos de inovação por ano, muitos dos quais resultam em novos produtos ou melhorias em fórmulas, processos e embalagens.
“Aldaia é muito mais do que uma fábrica para a Danone: é um ponto de encontro entre a nossa história, o nosso compromisso com a inovação e a nossa visão de futuro. Este novo Hub já é uma referência na Europa e sinónimo de eficiência, sustentabilidade e liderança em produtos-chave que a Danone disponibiliza no mercado português”, afirmou François Lacombe, Diretor-Geral da Danone Ibéria, citado num comunicado enviado às redações.
Portugal tem um papel destacado neste ecossistema de inovação: foi no mercado português que a Danone lançou, em versão líquida, o Activia Triplo 0 e onde teve o mercado piloto da gama proteica YoPRO, iniciativas que depois serviram de referência para outros países.
A nível ibérico, a Danone investe, diz a empresa, cerca de 12 milhões de euros anuais em Investigação & Desenvolvimento e sustenta um portfólio com 90% de produtos de consumo diário considerados saudáveis e adaptados ao consumidor local.
Do ponto de vista da sustentabilidade, a Danone refere que a fábrica de Aldaia funciona com 100% de eletricidade proveniente de fontes renováveis e alberga uma das maiores instalações solares do grupo na Europa. Segundo a empresa, o modelo de economia circular implementado permite produzir iogurtes com 30% menos emissões de CO₂ face à média do mercado local.
Em Portugal, a Danone refere ainda que tem vindo a reduzir o teor de açúcares no portfólio e a eliminar plásticos desnecessários, poupando já cerca de 280 toneladas de plástico por ano. “O futuro da alimentação constrói-se com ciência e sustentabilidade. O Hub de Aldaia tem um papel determinante para Portugal ao unir tecnologia de ponta e compromisso ambiental na criação de produtos que respondem às necessidades dos consumidores portugueses e que reforçam a liderança da Danone em saúde e nutrição no nosso país”, afirmou Marina Fernie, Diretora-Geral da Danone Portugal, citada na nota de imprensa.
A presença da Danone em Portugal remonta a 1989. Atualmente o grupo tem cerca de 150 colaboradores diretos no país e, de acordo com a empresa, impacta mais de 300 postos de trabalho indiretos (incluindo parceiros logísticos e fornecedores).
A Danone afirma que os seus produtos estão presentes em três em cada quatro lares portugueses. Entre as iniciativas locais, a empresa destaca o programa “Heróis da Fruta” — que em 2024 envolveu mais de 79 mil crianças — parcerias com organizações de saúde e a doação anual de mais de 400 toneladas de alimentos a instituições sociais.
“A Danone distingue-se pelo seu duplo propósito: levar saúde através da alimentação e gerar impacto positivo na sociedade”, lê-se no comunicado enviado às redações.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.