
Newsletter
Pesquisa

A agência de notícias Reuters lançou a sua primeira campanha global de marca em 175 anos, intitulada “Notícias Puras, Diretamente da Fonte”, numa tentativa de reforçar o valor do jornalismo independente e confiável num cenário de crescente desinformação.
O filme central da campanha utiliza água como metáfora: à medida que a água se afasta da fonte, fica turva; da mesma forma, a informação se distorce quanto mais longe está da sua origem.
No curta-metragem, um mundo alternativo é mostrado onde a água consumida está turva — simbolizando o ecossistema de informação poluído atual. A campanha combina imagens geradas por IA para criar cenas distorcidas, que depois são contrastadas com filmagens autênticas da Reuters, destacando a diferença entre desinformação e notícias verificadas.
Apesar do uso de IA generativa para efeitos visuais, a Reuters sublinha que não utiliza IA para criar ou alterar imagens jornalísticas, em conformidade com os seus Thomson Reuters Trust Principles.
Por que a campanha surge agora
O lançamento coincide com dados do Digital News Report 2025, do Reuters Institute for the Study of Journalism, segundo o qual mais de metade dos inquiridos globalmente manifesta preocupação com a autenticidade das notícias online, chegando a 73% nos EUA.
“Num mundo de sobrecarga de informação e crescente cepticismo em relação aos media, a Reuters ergue-se como farol. A nossa missão nunca foi tão crítica — fornecer factos e análise rigorosa e lançar luz sobre a verdade sem temor ou favor”, afirma Paul Bascobert, Presidente da Reuters, citado pela própria agência.
A campanha foi criada pela Gravity Road, do grupo The Brandtech, com direção de Ivan Bird, nomeado ao BAFTA. O planeamento e compra de meios ficou a cargo da Strawberry Frog.
“Examinamos a origem da comida e da bebida — por que não questionar também a origem das notícias que consumimos? À medida que a desinformação se torna mais sofisticada por via da IA, esta campanha reafirma a posição da Reuters como fonte fiável num ecossistema saudável de media”, destacou Mark Eaves, cofundador e CEO da Gravity Road.
Para profissionais de branding e comunicação, a campanha mostra como marcas de media podem transformar conceitos abstratos (como confiança e desinformação) em metáforas visuais fortes; usar IA generativa de forma criativa, sem comprometer a credibilidade da informação; posicionar a fonte confiável como diferencial de marca, reforçando a confiança do público.
Artigos Relacionados
fechar

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.