note!, uma marca que quer ser “notada” neste regresso às aulas

Pesquisa

Neste começo de aulas
note!, uma marca que quer ser “notada” neste regresso às aulas
7 de Setembro de 2018
note!, uma marca que quer ser “notada” neste regresso às aulas
note!, uma marca que quer ser “notada” neste regresso às aulas
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
note!, uma marca que quer ser “notada” neste regresso às aulas
Ana Gaboleiro
Jornalista
Em destaque
Pub Lateral dentro artigoPub Lateral dentro artigo
Continuar a ler depois do destaque
Em destaque
Pub dentro artigoPub dentro artigo

Acabaram as férias. É hora de regressar à rotina. E quem nunca sentiu aquele nervoso miudinho por voltar à escola? O primeiro dia, os amigos, os professores, o cheiro do material novo, e uma dor de cabeça para muitos pais.

São mochilas, livros, cadernos, canetas, uma lista infinita de material que todos os anos “assombra” a carteira de muitas famílias portuguesas.

A verdade é que ao longo do tempo têm também nascido cada vez mais novas soluções, seja sites para troca de material sejam marcas que procuram aliar o design e as tendências a um preço acessível. É o caso da note! que nasceu com a premissa de ser responder às exigências dos pequenos e jovens clientes.

Mas antes de chegar às lojas, há um trabalho de bastidores que é feito com muitos meses de antecedência para garantir que as principais tendências chegam para conquistar a geração mais nova.

“Desde coleções transversais exclusivas com a mesma linha de design em múltiplos artigos, à aposta em novas marcas e novos HIT´s na faixa dos estudantes, destacam-se produtos como mochilas versáteis ou com gadgets, estojos em formatos vários para todo o tipo de necessidades e gostos, vários cadernos e dossiers diferentes, mochilas com ofertas (de skates inclusivamente) e mochilas adaptadas para transporte de skates. Há também crianças que levam almoço para a escola e para eles preparámos uma vasta variedade de lancheiras, mas também temos mochilas com bolsos térmicos”, explica Rosário Almeida, diretora de negócio da note!, ao Imagens de Marca.

Design português. Unicórnios e Mickey 90 anos

A lista parece não acabar mas a grande diferença reside num único detalhe: a gama de produtos da note! é toda feita por designers nacionais.

“Há design português para portugueses. Há marcas portuguesas como a makenotes que desenham e produzem em Portugal. Há marcas internacionais que são tendência. Os designers (que são portugueses) inspiram-se nas tendências mundiais, e são as mesmas a nível nacional como internacional. Há frases, mas há também unicórnios, lamas, preguiças, melancias, catos, e as flores que não deixam de estar na moda há alguns anos. Depois há as licenças que são as grandes tendências deste ano: Mickey 90 anos, Minnie, Patrulha Pata, Batman, Wonderwoman”, acrescenta Rosário.

Para chegar até aqui há um grande trabalho de pesquisa que é feito diariamente pela equipa da Sonae que tem acesso a informação de vários tipos, seja de tendências, seja de novidades. Sabe antecipadamente dos lançamentos, das novidades, quais os padrões e quais os que mais vendem cada ano. “Somos em simultâneo um laboratório e um aliado para lançamentos, servimos todos os gostos, apetites e trends”, explica-nos Rosário.

“Uma loja de perder a cabeça”

Atualmente com 45 lojas em centros comerciais e de rua, a note! nem sempre foi note!. A primeira loja abriu em Chaves, em 2007, com o nome de book it e pretendia ser uma referência nas comunidades onde estava inserida, promovendo a leitura através da venda de livros, desde best-sellers aos clássicos intemporais.

Sete anos depois, fruto da análise do mercado, das necessidades dos consumidores e das principais tendências anunciadas, a book it passou por um processo de rebranding que deu lugar à note!.

“Nos últimos anos, a marca deixou de ser apenas de produtos de papelaria para passar a ser uma marca com um conceito mais alargado e com um vasto portefólio de serviços (cópias e impressões/CTT), papelaria, presentes, jogos santa casa, brinquedos. A marca ganhou claramente uma maior notoriedade junto dos portugueses. Atualmente a insígnia note! é uma loja muito mais emocional, onde os clientes gostam de entrar e ser surpreendidos e como alguns fazem questão de partilhar connosco: a note! é uma loja de perder a cabeça”, refere Rosário.

Para o futuro, a marca diz que querer continuar a crescer e a aumentar portefólio, estando atenta às tendências de mercado e necessidades do consumidor, cada vez mais exigente e atento.

E perspetivas de internacionalização? “Para já o foco da insígnia é expandir a rede de lojas em Portugal, reforçando assim a presença da marca no mercado nacional. A estratégia da note! passa por um crescimento de lojas orgânico e por continuar a ganhar notoriedade junto dos portugueses”, conclui Rosário Almeida.

Pub
Horizontal Final do artigoHorizontal Final do artigo

Artigos Relacionados

fechar

note!, uma marca que quer ser “notada” neste regresso às aulas

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

note!, uma marca que quer ser “notada” neste regresso às aulas

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile