Newsletter
Pesquisa
Acabaram as férias. É hora de regressar à rotina. E quem nunca sentiu aquele nervoso miudinho por voltar à escola? O primeiro dia, os amigos, os professores, o cheiro do material novo, e uma dor de cabeça para muitos pais.
São mochilas, livros, cadernos, canetas, uma lista infinita de material que todos os anos “assombra” a carteira de muitas famílias portuguesas.
A verdade é que ao longo do tempo têm também nascido cada vez mais novas soluções, seja sites para troca de material sejam marcas que procuram aliar o design e as tendências a um preço acessível. É o caso da note! que nasceu com a premissa de ser responder às exigências dos pequenos e jovens clientes.
Mas antes de chegar às lojas, há um trabalho de bastidores que é feito com muitos meses de antecedência para garantir que as principais tendências chegam para conquistar a geração mais nova.
“Desde coleções transversais exclusivas com a mesma linha de design em múltiplos artigos, à aposta em novas marcas e novos HIT´s na faixa dos estudantes, destacam-se produtos como mochilas versáteis ou com gadgets, estojos em formatos vários para todo o tipo de necessidades e gostos, vários cadernos e dossiers diferentes, mochilas com ofertas (de skates inclusivamente) e mochilas adaptadas para transporte de skates. Há também crianças que levam almoço para a escola e para eles preparámos uma vasta variedade de lancheiras, mas também temos mochilas com bolsos térmicos”, explica Rosário Almeida, diretora de negócio da note!, ao Imagens de Marca.
Design português. Unicórnios e Mickey 90 anos
A lista parece não acabar mas a grande diferença reside num único detalhe: a gama de produtos da note! é toda feita por designers nacionais.
“Há design português para portugueses. Há marcas portuguesas como a makenotes que desenham e produzem em Portugal. Há marcas internacionais que são tendência. Os designers (que são portugueses) inspiram-se nas tendências mundiais, e são as mesmas a nível nacional como internacional. Há frases, mas há também unicórnios, lamas, preguiças, melancias, catos, e as flores que não deixam de estar na moda há alguns anos. Depois há as licenças que são as grandes tendências deste ano: Mickey 90 anos, Minnie, Patrulha Pata, Batman, Wonderwoman”, acrescenta Rosário.
Para chegar até aqui há um grande trabalho de pesquisa que é feito diariamente pela equipa da Sonae que tem acesso a informação de vários tipos, seja de tendências, seja de novidades. Sabe antecipadamente dos lançamentos, das novidades, quais os padrões e quais os que mais vendem cada ano. “Somos em simultâneo um laboratório e um aliado para lançamentos, servimos todos os gostos, apetites e trends”, explica-nos Rosário.
“Uma loja de perder a cabeça”
Atualmente com 45 lojas em centros comerciais e de rua, a note! nem sempre foi note!. A primeira loja abriu em Chaves, em 2007, com o nome de book it e pretendia ser uma referência nas comunidades onde estava inserida, promovendo a leitura através da venda de livros, desde best-sellers aos clássicos intemporais.
Sete anos depois, fruto da análise do mercado, das necessidades dos consumidores e das principais tendências anunciadas, a book it passou por um processo de rebranding que deu lugar à note!.
“Nos últimos anos, a marca deixou de ser apenas de produtos de papelaria para passar a ser uma marca com um conceito mais alargado e com um vasto portefólio de serviços (cópias e impressões/CTT), papelaria, presentes, jogos santa casa, brinquedos. A marca ganhou claramente uma maior notoriedade junto dos portugueses. Atualmente a insígnia note! é uma loja muito mais emocional, onde os clientes gostam de entrar e ser surpreendidos e como alguns fazem questão de partilhar connosco: a note! é uma loja de perder a cabeça”, refere Rosário.
Para o futuro, a marca diz que querer continuar a crescer e a aumentar portefólio, estando atenta às tendências de mercado e necessidades do consumidor, cada vez mais exigente e atento.
E perspetivas de internacionalização? “Para já o foco da insígnia é expandir a rede de lojas em Portugal, reforçando assim a presença da marca no mercado nacional. A estratégia da note! passa por um crescimento de lojas orgânico e por continuar a ganhar notoriedade junto dos portugueses”, conclui Rosário Almeida.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.