Newsletter
Pesquisa
A solução 5G pretende transformar a forma como pessoas cegas ou com baixa acuidade visual experienciam o futebol através da televisão, traduzindo momentos do jogo em sons espaciais.
A NOS está a desenvolver e a testar a plataforma "Futebol para Todos", desenvolvida em parceria com o Centro de Investigação em Informática e Comunicações (CIIC) do Politécnico de Leiria, que tem como objetivo aumentar a inclusão da experiência de assistir a jogos, utilizando tecnologia de espacialização do som para traduzir as ações do jogo.
De acordo com um comunicado enviado às redações, a plataforma deteta que equipa tem a bola e as ações que decorrem ao longo de um jogo de futebol. Para passes, interseções, golos, tentativas de golos, ou diferenciar que equipa tem a bola, a “‘Futebol para Todos’ atribui-lhes um som específico e espacializado para uma mais fácil identificação por parte do espetador com limitações visuais”.
Além disso, graças à ultrabaixa latência do 5G, as informações podem ser transmitidas em tempo real, “o que é crucial para a sincronização da experiência com a partida de futebol”, lê-se ainda.
A solução recorre ainda à espacialização do som, para dar uma ideia da distância da bola com relação à baliza, dentro do campo, permitindo aos sistemas de áudio criarem uma sensação de tridimensionalidade e localização sonora no ambiente auditivo do ouvinte.
Desta forma, o objetivo é que o espetador fique com a perceção de que cada elemento surge de diferentes direções e distâncias, para além do ecrã de televisão.
“O ‘Futebol para Todos’ visa proporcionar uma experiência mais autónoma a todos os amantes de futebol, independentemente das suas limitações visuais. É uma resposta a um feedback que tivemos de pessoas cegas que queriam ter alguma forma mais independente de assistir a este desporto e poderem fazer a sua própria análise”, afirmou João Ferreira, Diretor da NOS Inovação, na mesma nota.
E continuou: “É também uma forma de continuarmos leais ao nosso compromisso de colocar a tecnologia e o 5G ao serviço das pessoas e de promover uma maior inclusão no acesso ao entretenimento.”
A aplicação, que pretende contribuir para que todos possam viver a emoção dos jogos de futebol de forma plena e participativa, vai avançar agora para a fase de testes, em formato de APP e android TV, onde irá ser aperfeiçoada e adaptada às necessidades dos utilizadores.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.