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Em 185 lojas
NOS realiza projeto de transformação digital
23 de abril de 2018
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NOS realiza projeto de transformação digital
Marco Silva
Coordenador Editorial Digital

A NOS implementou, no seu parque de lojas, um projeto de digitalização do retalho com o objetivo de melhorar a experiência do cliente e diminuir a pegada ambiental da operação.

A NOS concluiu a implementação de um inovador projeto de digitalização no seu parque de lojas em Portugal, num investimento destinado a melhorar a experiência do cliente, obter ganhos de eficácia operacional e diminuir a sua pegada ambiental.

A implementação do projeto paper less (sem papel) teve como objetivo a substituição do papel e da documentação física por um modelo de digitalização dos processos necessários à operação em loja, tornando-os mais simples, mais seguros, rápidos e eficazes.

Apoiada em novos sistemas e em dispositivos móveis, a simplificação dos processos em loja foi implementada numa visão 360º, desde a validação de documentos, digitalização e armazenamento desmaterializado e assinatura digital à entrega e envio de documentação por correio eletrónico.

Nos últimos 6 meses de implementação (de novembro de 2017 a abril de 2018) o número de processos finalizados com assinatura digital atingiu os 75 mil. A diminuição de papel ao nível das fotocópias, impressões e envios de correio em todo o processo de loja já resultou numa poupança de 350 resmas de papel e consequentemente numa economia de recursos e de impacto ambiental.

Os ganhos de eficácia da implementação do projeto são também relevantes, com uma estimativa de menos 80% de documentos a serem enviados fisicamente para backoffice até final de 2018.

De acordo com Lígia Silva, diretora de retalho da NOS “O objetivo é o de melhorar a experiência de cliente e a satisfação com a NOS, ao tornar os processos de loja mais rápidos, seguros e eficazes do ponto de vista ambiental e operacional. A reengenharia dos processos e a eliminação quase total do papel, permitiu-nos reduzir o número de tarefas e consequentemente, o tempo de atendimento e aumentar a eficiência do processo, o que é bastante valorizado pelos nossos clientes”.

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