ghost image socials
Na vigilância das praias
NOS demonstra aplicabilidade do 5G
7 de junho de 2019
Image
Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
NOS demonstra aplicabilidade do 5G
Ema Gil Pires
Jornalista

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa e com um enorme fascínio pelo mundo da música e do desporto. Descobrir novas histórias e temáticas inovadoras é algo que lhe desperta um grande interesse, tal como dar a conhecê-las àqueles que a rodeiam.

No âmbito das celebrações do Dia dos Oceanos, que se assinala este sábado, a NOS propôs-se a demonstrar, em ambiente real, as potencialidades da quinta geração de comunicações móveis, aplicada à vigilância de praia e zonas costeiras, através da transmissão de vídeo de alta definição 4K 360º.

Numa simulação que decorreu em Matosinhos, a NOS pretendeu mostrar a diferença que a nova geração de comunicações móveis aporta ao nível de tempo de resposta e de velocidade no suporte à comunicação de vídeo de alta definição 4K 360º, nomeadamente para as forças de segurança e salvamento, apoiando-os na videovigilância e no salvamento em zonas de praia. Para levar a cabo estas demonstrações, a NOS solicitou à ANACOM espectro na banda dos 3.5 GHz, para as necessárias comunicações móveis.

A demonstração realizou-se em Matosinhos, conhecida por ser a primeira Zona Livre Tecnológica (ZLT) em Portugal, com a colaboração do CEiiA - Centro de Engenharia e Desenvolvimento, parceiro para o desenvolvimento e teste de soluções tecnológicas assentes na quinta geração móvel. O evento contou com a presença do administrador da NOS, Manuel Ramalho Eanes, do presidente de CEiiA, José Rui Felizardo, e da presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro.

“O advento da tecnologia 5G vai beneficiar toda a sociedade, das empresas e instituições públicas aos cidadãos. A aplicação da tecnologia ao serviço das populações hoje demonstrada é apenas um exemplo das potencialidades de uma tecnologia que, a seu tempo, vai tornar as cidades em sociedades superinteligentes, mais seguras, eficientes e próximas das pessoas”, refere Manuel Ramalho Eanes, administrador da NOS.

Artigos Relacionados

Nova campanha da marca italiana
19 de agosto de 2019
Criatividade
Mais do que uma loja online…
19 de agosto de 2019
Tech
Quarta edição do curso de pós-graduação
19 de agosto de 2019
Tendências & Tecnologia

fechar

fechar

Subscreva a nossa newsletter e receba no seu e-mail as notícias mais quentes da área.

Imagens de Marca Newsletter

Obrigado, consulte o seu email.

Li e aceito a política de privacidade.

Cristina Amaro Newsletter

Obrigado, consulte o seu email.

Li e aceito a política de privacidade.