Newsletter
Pesquisa
No âmbito das celebrações do Dia dos Oceanos, que se assinala este sábado, a NOS propôs-se a demonstrar, em ambiente real, as potencialidades da quinta geração de comunicações móveis, aplicada à vigilância de praia e zonas costeiras, através da transmissão de vídeo de alta definição 4K 360º.
Numa simulação que decorreu em Matosinhos, a NOS pretendeu mostrar a diferença que a nova geração de comunicações móveis aporta ao nível de tempo de resposta e de velocidade no suporte à comunicação de vídeo de alta definição 4K 360º, nomeadamente para as forças de segurança e salvamento, apoiando-os na videovigilância e no salvamento em zonas de praia. Para levar a cabo estas demonstrações, a NOS solicitou à ANACOM espectro na banda dos 3.5 GHz, para as necessárias comunicações móveis.
A demonstração realizou-se em Matosinhos, conhecida por ser a primeira Zona Livre Tecnológica (ZLT) em Portugal, com a colaboração do CEiiA - Centro de Engenharia e Desenvolvimento, parceiro para o desenvolvimento e teste de soluções tecnológicas assentes na quinta geração móvel. O evento contou com a presença do administrador da NOS, Manuel Ramalho Eanes, do presidente de CEiiA, José Rui Felizardo, e da presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro.
“O advento da tecnologia 5G vai beneficiar toda a sociedade, das empresas e instituições públicas aos cidadãos. A aplicação da tecnologia ao serviço das populações hoje demonstrada é apenas um exemplo das potencialidades de uma tecnologia que, a seu tempo, vai tornar as cidades em sociedades superinteligentes, mais seguras, eficientes e próximas das pessoas”, refere Manuel Ramalho Eanes, administrador da NOS.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.