Newsletter
Pesquisa
Em 1978, o ativista político e designer Gilbert Baker criou e costurou à mão duas bandeiras com oito riscas coloridas (cor de rosa, vermelho, laranja, amarelo, verde, turquesa, azul e violeta) para ser um símbolo positivo de união da comunidade de gays, lésbicas e pessoas transgénero. A intitulada bandeira do Orgulho LGBT foi estreada nesse mesmo ano, em São Francisco.
A comunidade em causa adorou a bandeira e os organizadores da Marcha do Orgulho de São Francisco pensaram que seria visualmente impactante cobrir todo o percurso da marcha de 1979 com quatro cores de um lado das ruas e com as restantes quatro cores do outro. Com um orçamento de 10 mil dólares e uma encomenda de 400 bandeiras feitas à mão, Baker começou a trabalhar na sua bandeira de oito cores.
Mas o fornecedor que estava a ajudar na criação das bandeiras não tinha cor de rosa suficiente. E Baker, para poder colocar um número de cores semelhante de cada lado da marcha, decidiu suprimir também a cor turquesa, ficando apenas com três cores de cada lado das ruas. Quarenta anos depois, a bandeira de seis cores continua a ser o símbolo irrevogável de união da comunidade LGBTQIA+.
Para celebrar o impacto de Baker e relembrar o seu legado, a Nike juntou-se à associação Gilbert Baker Estate numa parceria para criar a coleção BETRUE 2019 deste ano. Pela primeira vez, o calçado, o vestuário e os acessórios da marca apresentam a bandeira original de oito cores, bem como outros símbolos característicos do Orgulho LGBTQIA+.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.