Newsletter
Pesquisa
Esta marca é, cada vez mais, uma escolha dos adeptos de roupa e calçado desportivo. Conheça a história desta insígnia, que já conta com mais de um século de existência.
Foi em 1906, em Boston, Massachussets, nos Estados Unidos da América, que nasceu a New Balance Arch Company, pelas mãos de William Riley, um emigrante britânico.
Tudo começou com umas simples palmilhas ortopédicas e meio século depois, o nome passou para New Balance Athletic Shoe Company, tendo mudado, também, de liderança. Na década de 60 foi criado o primeiro calçado de corrida, Trackster, que foi um sucesso nas universidades americanas.
Nos anos 70 tornou-se numa marca essencial para os aficionados de corrida, sendo, inclusive, o modelo New Balance 320, eleito o melhor calçado de corrida pela revista Runner’s World, em 1976. Nessa altura, a marca passou a denominar-se New Balance Inc.- nome pelo qual a conhecemos atualmente.
A marca que muitos consideravam “antiga” ou “retrógrada”, tem tido uma grande evolução, tornando-se, na atualidade, um ícone de moda que ultrapassa gerações.
Mudança no Marketing da marca
Ao contrário de outras marcas, a New Balance pautou-se sempre pela discrição no que ao marketing e publicidade diz respeito. Não se associava a personalidades, até que a perspetiva de mercado começou a mudar por volta do ano 2000. Várias figuras conhecidas, assim como equipas desportivas, associaram-se à marca e começaram a usar roupa e calçado da marca de Boston.
Em Portugal, por exemplo, o Futebol Clube Porto é patrocinado pela New Balance desde 2014 com destaque, naturalmente, para a equipa principal, mas sem esquecer a equipa B, camadas jovens e modalidades como o andebol e hóquei em patins.
Em setembro de 2024, o Presidente do clube portista, André Villas-Boas esteve em Boston com o Diretor de Marketing da insígnia americana “com o objetivo de criar novas sinergias e parcerias estratégicas que tragam ainda mais valor para o Clube e para a marca, tendo em conta que o FC Porto tem o estatuto de Global Partner, sendo uma das principais bandeiras da New Balance no futebol”, lê-se no site do clube azul e branco.
No início do ano e em conversa com a publicação Yahoo Finance, Joe Preston, Diretor-geral da marca garantiu que a insígnia registou “um crescimento de 20% nas vendas, ou seja, para 7,8 mil milhões de dólares, o que equivale a 7,56 mil milhões de euros” e acrescentou que nos próximos anos, “o objetivo de vendas será de 10 mil milhões de dólares”.
Segundo o site Fashion Network, a Nike continua a ser a “suprassumo” do mercado do desporto, com um volume de negócios de 50 mil milhões de euros no seu ano fiscal terminado no final de maio de 2024.
A Adidas subiu 10% no seu ano fiscal de 2024, atingindo os 21,3 mil milhões de euros em vendas em 2023.
A Puma, por sua vez, atingiu os 8,6 mil milhões de euros em volume de negócios em 2023, estando, desta forma, a New Balance cada vez mais próxima do terceiro lugar do pódio no que às marcas desportivas diz respeito.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.