Newsletter
Pesquisa
A 9ª edição do Merco Empresas Ibero-América revelou as empresas com melhor reputação no último ano.
Em 2024, a Nestlé (1º lugar) manteve sua posição no ranking Merco Empresas em relação à edição anterior, assim como a Coca-Cola (2º). Em seguida, aparecem AB InBev (3º), Microsoft (4º), Unilever (5º), Toyota (6º), Google (7º), PepsiCo (8º), P\&G (9º) e Natura (10º).
De destacar ainda que, embora algumas tenham trocado de posição, 8 das empresas do top 10 já figuravam nessa posição em 2023. As únicas novidades são a Natura, que subiu do 13º para o 10º lugar, e a PepsiCo, que avançou do 18º para o 8º. Além disso, é importante ressaltar que, com exceção da Nestlé e da Coca-Cola, as empresas com melhor reputação na Ibero-América mudaram de posição em relação ao ano anterior.
“A 9ª edição do ranking das empresas com melhor reputação na América Latina reafirma nosso compromisso com uma avaliação rigorosa, independente e transparente da reputação corporativa. Este monitor reconhece o esforço das companhias que se destacam pela gestão responsável, visão estratégica e capacidade de gerar confiança entre os diversos stakeholder”, refere em comunicado José María San Segundo, CEO do Merco.
“Gostaria de parabenizar todas as empresas que atuam no mercado português pelo reconhecimento que recebem no monitor da América Latina. Gerir uma organização de forma íntegra e responsável é uma tarefa árdua; conseguir que os diferentes grupos de interesse reconheçam isso é um desafio à altura de poucas empresas.”, acrescenta a diretora regional do Merco Portugal, Vanessa Sequeira.
O Merco Empresas Ibero-América 2024 nasceu a partir de uma análise exaustiva que contou com a participação de 356.820 questionários, respondidos por 11.269 executivos de grandes empresas, 948 professores universitários da área de negócios, 890 jornalistas económicos, 918 analistas financeiros, 773 representantes de associações de consumidores, 835 representantes sindicais, 917 representantes de ONGs, 750 membros do governo, 556 gestores de redes sociais, 51.102 consumidores (Merco Sociedade) e 287.206 trabalhadores das empresas (Merco Talento).
Além dessas avaliações, também foi realizada uma análise da reputação digital das empresas (Merco Digital), com 6.568.150 menções analisadas em colaboração com a Nethodology, além de um benchmarking de indicadores objetivos que cobrem os principais aspectos da realidade de 656 empresas.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.