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A Nespresso assinala o Dia Internacional do Café, que se celebra a 1 de outubro.
A nova campanha, com a assinatura ‘The Empty Cup’, apresenta o embaixador da marca, George Clooney, a segurar uma chávena de café vazia, como símbolo do risco enfrentado por muitos cafeicultores em todo o mundo, nomeadamente pelos mais de 140 mil que trabalham com a Nespresso.
“Atualmente, 60% das espécies de café selvagem estão ameaçadas e 50% das terras utilizadas para o cultivo de café poderão deixar de ser viáveis até 2050. O Arábica, uma das espécies mais cultivadas, é um dos mais vulneráveis a alterações climáticas.” – adianta a marca em comunicado.
Em 2003, a marca lançou o Programa Nespresso AAA Sustainable Quality, em colaboração com a Rainforest Alliance, para ajudar a melhorar o rendimento e a qualidade das colheitas e, em simultâneo, proteger o ambiente e melhorar a subsistência dos agricultores e das suas comunidades.
Esta é a 16ª campanha de George Clooney para a Nespresso, mas a primeira em que o embaixador de longa data da marca surge a segurar uma chávena vazia, em vez do habitual café Nespresso.
O impacto das alterações climáticas é sentido de forma aguda em países como Porto Rico, onde há cinco anos vários furacões devastaram a produção de café, exterminando 80% da cultura da ilha. Em resultado dos esforços de um programa multi-stakeholder, que inclui a Nespresso, prevê-se que a colheita deste ano regresse pela primeira vez aos níveis anteriores aos furacões.
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