Näz, a marca portuguesa que aproveita o desperdício

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Elásticos produzidos a partir de desperdício têxtil
Näz, a marca portuguesa que aproveita o desperdício
30 de Maio de 2022
Näz, a marca portuguesa que aproveita o desperdício
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Näz, a marca portuguesa que aproveita o desperdício
Ana Gaboleiro
Jornalista
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Mais de 200 mil toneladas de resíduos têxteis vão para o lixo em Portugal, o que representa 4% do valor total de resíduos produzidos em Portugal, segundo dados da Agência Portuguesa do Ambiente.



A Greenpeace refere ainda que estes valores irão aumentar nos próximos anos, acompanhados pela subida excessiva do consumo de fast fashion, que aumentou em mais de 60% desde o ano 2000. Foi para responder a esta realidade que nasceu a Näz, marca portuguesa de moda sustentável portuguesa que trabalha em proximidade com a indústria têxtil nacional de forma a criar uma solução  para o desperdício da sua produção. 

 

Com um design minimalista e democrático, as peças da Näz são produzidas, por exemplo, a partir de desperdício da indústria de lanifícios. Assente num forte compromisso com a sustentabilidade, a transparência da informação e com os processos de fabrico que são encontrados no coração de cada produto com a etiqueta Näz, a marca dá a conhecer aos consumidores os parceiros de produção, materiais utilizados, guias para tratar das peças de roupa e ainda o relatório de impacto que realizou em 2020 e que contém todos os dados de impacto ao nível de gastos carbónicos e de água, bem como o impacto social das fábricas com quem a marca trabalha.

 

Da vontade em encontrar uma forma de dar uma nova vida a este desperdício, e depois de uma sessão de brainstorming, surgiu a ideia de criar elásticos para o cabelo. Vendidos em packs de três unidades estão disponíveis no website da marca em várias cores e materiais.

 

20% do valor das vendas reverte para diversas Organizações não Governamentais de impacto social e ambiental, onde se incluem a Plantar uma Árvore (âmbito nacional) e a Future4Kids (âmbito internacional).

 

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