Newsletter
Pesquisa
Faça parte do futuro do Imagens de Marca
O rigor, a relevância e a criatividade estão
presentes nos conteúdos que disponibilizamos sem restrições, porque o
jornalismo é um veículo fundamental para a economia do país.
Apoie a missão de empoderamento das marcas,
das empresas e das pessoas: faça parte da nossa comunidade.
Mais de 200 mil toneladas de resíduos têxteis vão para o lixo em Portugal, o que representa 4% do valor total de resíduos produzidos em Portugal, segundo dados da Agência Portuguesa do Ambiente.
A Greenpeace refere ainda que estes valores irão aumentar nos próximos anos, acompanhados pela subida excessiva do consumo de fast fashion, que aumentou em mais de 60% desde o ano 2000. Foi para responder a esta realidade que nasceu a Näz, marca portuguesa de moda sustentável portuguesa que trabalha em proximidade com a indústria têxtil nacional de forma a criar uma solução para o desperdício da sua produção.
Com um design minimalista e democrático, as peças da Näz são produzidas, por exemplo, a partir de desperdício da indústria de lanifícios. Assente num forte compromisso com a sustentabilidade, a transparência da informação e com os processos de fabrico que são encontrados no coração de cada produto com a etiqueta Näz, a marca dá a conhecer aos consumidores os parceiros de produção, materiais utilizados, guias para tratar das peças de roupa e ainda o relatório de impacto que realizou em 2020 e que contém todos os dados de impacto ao nível de gastos carbónicos e de água, bem como o impacto social das fábricas com quem a marca trabalha.
Da vontade em encontrar uma forma de dar uma nova vida a este desperdício, e depois de uma sessão de brainstorming, surgiu a ideia de criar elásticos para o cabelo. Vendidos em packs de três unidades estão disponíveis no website da marca em várias cores e materiais.
20% do valor das vendas reverte para diversas Organizações não Governamentais de impacto social e ambiental, onde se incluem a Plantar uma Árvore (âmbito nacional) e a Future4Kids (âmbito internacional).
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.