
Newsletter
Pesquisa

O início do ano está a ser marcado por um aumento significativo das pesquisas em plataformas de compra e venda em segunda mão.
Para muitos portugueses, janeiro tornou-se o mês ideal para procurar, a preços mais acessíveis, os artigos que ficaram de fora das prendas de Natal, de acordo com dados da Wallapop, plataforma digital de produtos reutilizados.
Entre os artigos mais procurados após o período festivo destacam-se bens associados à tecnologia, lazer e conforto doméstico. Segundo a Wallapop, em comunicado enviado às redações, os produtos que concentram maior interesse dos utilizadores portugueses são:
iPhones
Livros
Ténis
Sofás
Chávenas de café
Estas preferências refletem desejos comuns da época natalícia — como equipamentos tecnológicos, artigos culturais ou peças para a casa — que nem sempre se materializam em presentes, mas continuam no radar dos consumidores no arranque do novo ano.
Novo ano traz consumo mais racional
A procura por produtos em segunda mão surge também como resposta a uma maior sensibilidade ao preço e a uma gestão mais cautelosa do orçamento familiar. Para muitos consumidores, este mercado permite concretizar objetivos pessoais sem o impacto financeiro associado à compra de produtos novos.
Além da poupança, o recurso a plataformas de reutilização está alinhado com uma preocupação crescente com o consumo responsável e a redução do desperdício.
De acordo com a Wallapop, em 2026 a combinação entre conveniência digital, preços mais baixos e consciência ambiental continua a reforçar o papel do mercado de segunda mão nas decisões de compra dos portugueses.
Artigos Relacionados
fechar

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.