ghost image socials
Portugueses fiéis amigos do bacalhau
Na maior fábrica do mundo nem sentimos o cheiro
6 de junho de 2018
Image
Image
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Na maior fábrica do mundo nem sentimos o cheiro
Maria José Martins
Diretora Criativa de Conteúdos

Formada em Antropologia, conta com mais de duas décadas de trabalho na Comunicação Social como jornalista, criadora de conteúdos e autora de ficção. Curiosidade, experiência e imaginação são os ingredientes que não dispensa na vida… e na cozinha.

Criada há 33 anos pela família Alves, a Riberalves é a marca que detém a maior fábrica de transformação de bacalhau do mundo. Esta unidade está situada na margem sul do Tejo, no concelho da Moita, e ao contrário do que esperávamos, aquando da nossa visita, não sentimos o tal intenso odor do fiel amigo.


Para além desta fábrica, a marca concentra a sua atividade em mais duas unidades: Torres Vedras e Barreiro, emprega atualmente cerca de 500 funcionários. A Riberalves revolucionou há uns anos o consumo de bacalhau ao inovar com a introdução no mercado o bacalhau previamente demolhado. Uma tendência que não só vingou no canal horeca como no consumo doméstico.


Portugal é também o maior consumidor de bacalhau do mundo, consome 23% do que é pescado em termos globais, e talvez por isso, também não seja de estranhar que a maior fábrica esteja em solo luso.


Qualidade portuguesa no menu internacional


A Riberalves tem uma vasta experiência nos mercados internacionais, desde a captura que é feita em três origens: Rússia, Noruega e Islândia, à comercialização nos mercados externos que representam 30% do valor de vendas, com estruturas no Brasil e Angola.



O canal horeca tem um peso de 30% e o retalho 40%. Ricardo Alves, presidente executivo da Riberalves, explicou ao Imagens de Marca como a empresa tem conseguido alargar a sua presença além-fronteiras através da parceria que tem com uma das maiores marcas grossistas da Europa, a Makro, com a qual tem procurado atingir elevados padrões de qualidade ao nível dos processos de produção, obtendo certificações que lhe permitem entrar em mercados exigentes.



Artigos Relacionados

fechar

fechar

Subscreva a nossa newsletter e receba no seu e-mail as notícias mais quentes da área.

Imagens de Marca Newsletter

Obrigado, consulte o seu email.

Li e aceito a política de privacidade.

Cristina Amaro Newsletter

Obrigado, consulte o seu email.

Li e aceito a política de privacidade.