Newsletter
Pesquisa
É na região demarcada do Douro que, no novo episódio de Mudar para Melhor, Fátima Lopes descobre como se forma um escanção, profissional especializado em vinhos.
O episódio explora a relevância da profissão para o desenvolvimento de um turismo de excelência no segmento dos vinhos e quais as oportunidades de carreira que se abrem a quem se entrega ao mundo vinícola.
O talento e o know-how do escanção são fundamentais para enriquecer a experiência no enoturismo e na restauração. O vinho está enraizado na cultura portuguesa, com as suas origens a remontar a uma época muito anterior à da fundação do país.
Na Escola de Hotelaria e Turismo do Douro-Lamego dá-se de beber a este conhecimento com os contributos de Miguel Duarte, diretor da escola, mas também de João Carvalho, formador do curso de Escanção Avançado.
Aqui, Fátima Lopes é visita e formanda, por alguns instantes, e cruza-se com as histórias da aluna Flávia de Carvalho e do escanção e empreendedor Paulo Sousa, com quem viaja até Penafiel para conhecer de perto o seu Wine Bar Casa da Viúva, considerado o melhor de Portugal pela revista Grandes Escolhas.
Em Leça da Palmeira, Fátima Lopes vai também ao encontro daquele que foi considerado o sommelier do ano de 2022 pela Revista dos Vinhos e um dos melhores sommeliers a nível internacional pela Académie Internationale de la Gastronomie.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.