Newsletter
Pesquisa
Karl Lagerfeld, o diretor criativo da Chanel, morreu esta terça feira aos 85 anos. O estilista alemão, conhecido como o rei da moda, estava doente já há um mês e durante a sua carreira deixou o cunho em marcas como Chanel e Fendi, e depois de várias semanas doente, faleceu em Paris. Com 3 décadas à frente da maison francesa, Chanel, desde 1983, o designer produzia cerca de 8 coleções por ano que eram sempre bem recebidas pela industria assim como os seus admiradores.
Quando Lagerfeld chegou à Chanel a marca estava a perder a atualidade no mundo da moda e rapidamente recuperou também devido ao contributo do estilista alemão. Pouco tempo depois Karl lançou a sua própria marca, em 1984.
Há duas semanas não foi visto na semana da moda em Paris, uma ausência que deixou em sobreaviso quem o conhecia melhor e augurava o que estava para vir. Karl Lagerfeld era presença assídua neste evento.
Nascido em Hamburgo, na Alemanha, era conhecido pela sua imagem de marca à qual era fiel há muitos anos. A paixão do estilista e costureiro pelo mundo da moda surgiu em 1933 quando acompanhou a mãe a um desfile da Dior, rapidamente se dedicou ao design de peças já desde criança.
Mónica Seabra-Mendes, como Especialista em gestão do Luxo e curadora da rubrica “A Excelência do Luxo” do Imagens de Marca, perguntámos-lhe qual é a marca que deixa Lagerfeld no mundo da moda e do luxo.
Mónica - A ausência de Karl Lagerfeld no último desfile Chanel, já indiciava que qualquer coisa se passava. Karl faleceu hoje, em Paris, aos 85 anos. A moda e o Luxo perderam o seu mais prolífico e incansável ícone criativo, com uma carreira caracterizada pelo longevidade, constante reinvenção e sucesso. Karl era absolutamente incansável e focado no seu trabalho. Desenhar para ele era como respirar e só deixou efetivamente de criar, com o seu ultimo fôlego.
Durante cerca de 70 anos, geriu as casas CHANEL e FENDI bem como a sua própria marca. A sua criatividade e talento não se esgotavam apenas no design de moda. Também fotografava, realizava campanhas publicitárias e encenava. Foi responsável por elevar a Alta Costura Francesa e os seus desfiles para níveis de mediatismo sem precedentes. A última vez que o vimos na apresentação de um desfile foi na apresentação Chanel Pret-à-Porter Primavera/Verão 2019, quando ele transformou o Grand Palais em Paris, numa enorme praia.
Tinha um entendimento muito profundo sobre a moda e o luxo e uma capacidade quase ilimitada de inovar, garantindo à tradicional marca Chanel, pertinência e frescura.
Pessoalmente, sou fã incondicional da alta costura Chanel by Karl. Um legado incrível e um espaço na moda e no luxo insubstituível.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.