Newsletter
Pesquisa
Realizador e crítico de cinema português António-Pedro Vasconcelos faleceu hoje aos 84 anos.
Defensor de um cinema para o grande público, voz ativa em vários debates do Portugal democrático, foi responsável por muitos êxitos de bilheteira e algumas obras-primas, como é o caso de “O Lugar do Morto” (1984), “Jaime” (1999) ou “Call Girl” (2007).
Iniciada antes do 25 de abril, a sua filmografia acabou porém por resumir-se a 12 longas-metragens de ficção e um par de documentários.
Trabalhou em filmes de publicidade e em 1967 dirigiu “A Indústria Cervejeira em Portugal”, aquele que foi propriamente o seu primeiro filme. Seguiram-se outros documentários como “Exposição de Tapeçaria” (1968) e “Fernando Lopes-Graça” (1971).
"Cada ano, cada mês, cada dia, dessa vida extraordinária que passou ao nosso lado fez de nós as pessoas mais felizes do mundo. E, certamente, também a muitos outros, graças ao seu trabalho, ao seu talento, às suas inúmeras lutas e incontáveis paixões", refere a família do realizador no comunicado enviado esta manhã às redações. "Hoje, mais do que nunca, temos a certeza de que o nosso A-PV, que tanto lutou para que todos fôssemos mais justos, mais corretos, mais conscientes, sempre tão sérios e dignos como ele, será sempre um Imortal. Sabemos bem a sorte que tivemos. Viveremos sempre cheios de orgulho."
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.