
Newsletter
Pesquisa

Seis marcas nacionais participam na January Furniture Show 2026, em Birmingham, consolidando Portugal como referência em design, qualidade e inovação no mercado britânico.
De 18 a 21 de janeiro, a indústria portuguesa de madeira e mobiliário estará novamente em destaque no Reino Unido, com a participação de seis empresas nacionais na January Furniture Show 2026 - uma das mais relevantes feiras internacionais de mobiliário e design de interiores premium.
Na edição de 2026 da January Furniture Show, Portugal estará representado pelas empresas Cardoso Leal, IBTW Portugal, Muranti, Ronfe, Temahome e X8 Solutions Group, que apresentarão as suas mais recentes coleções e soluções de mobiliário e design de interiores, revela um comunicado enviado às redações.
A presença portuguesa nesta edição reflete a estratégia contínua de internacionalização do setor e o reforço da aposta num mercado que, apesar dos desafios resultantes do Brexit, continua a ser estratégico e de elevado potencial para as exportações nacionais.
Reino Unido mantém importância estratégica para o setor
A Indústria de Madeira e Mobiliário portuguesa tem demonstrado uma forte capacidade de adaptação ao novo contexto comercial pós-Brexit. Nos últimos anos, o setor conseguiu manter uma trajetória positiva no mercado britânico, apoiada na valorização do design diferenciado, da qualidade produtiva, da sustentabilidade e da flexibilidade industrial das empresas nacionais.
Ciente da relevância deste destino, a AIMMP – Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal continua a investir em ações de promoção internacional no Reino Unido, integradas no Inter Wood & Furniture, plano estruturado de apoio à internacionalização das empresas do setor.
Empresas portuguesas em destaque na January Furniture Show 2026
A feira decorre no National Exhibition Centre (NEC), em Birmingham, e conta com mais de 35 anos de história, sendo reconhecida como a principal plataforma de negócios no Reino Unido para o setor do mobiliário e do design de interiores de gama média e alta.
A representação portuguesa estará localizada no Hall 1 | Stands: 1-E70 & 1-F80 e Hall 2 | Stand: 1-K30 reforçando a visibilidade coletiva do setor nacional junto de compradores, arquitetos, designers e decisores internacionais.
Brexit: Desafio contínuo que impulsiona inovação
O contexto pós-Brexit trouxe novas exigências ao comércio internacional, nomeadamente ao nível da logística, certificação e procedimentos administrativos. No entanto, este novo enquadramento tem também impulsionado as empresas portuguesas a inovar, otimizar processos e reforçar relações comerciais de longo prazo com parceiros britânicos.
“O Reino Unido continua a ser um mercado prioritário para a indústria portuguesa de madeira e mobiliário. É um mercado exigente, sofisticado e altamente competitivo, que valoriza o design, a sustentabilidade e a capacidade de resposta das empresas. A nossa presença na January Furniture Show 2026 é uma afirmação clara da maturidade e da ambição internacional do setor português", sublinha Vítor Poças, Presidente da AIMMP. "Apesar dos desafios colocados pelo Brexit, as empresas portuguesas têm sabido transformar obstáculos em oportunidades, reforçando o seu posicionamento e conquistando a confiança de clientes e parceiros no Reino Unido", acrescenta.
Artigos Relacionados
fechar

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.