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O Montepio Crédito acaba de lançar o Barómetro Montepio Crédito – Consumer Trends que conclui que 40% dos segmentos mais ativos da população portuguesa irá recorrer ao crédito nos próximos seis meses a 1 ano e os ‘Millennials’ são os que mais preveem pedir empréstimo neste período (43%).
O 1º Barómetro Montepio Crédito - Consumer Trends avaliou as tendências de acesso a financiamento dos portugueses no recurso ao crédito, analisando as 3 principais gerações: Centennials – Geração Z (20-24 anos), Millennials – Geração Y (25-39 anos) e Geração X (40-59 anos).
No que respeita à previsão de pedido de crédito, os homens (42%) lideram a intenção de recorrer empréstimo (42%).
Quando questionados sobre a razão do recurso ao crédito, a maioria respondeu que pretende adquirir ou trocar de carro (38%), seguido de aquisição de bens para o lar (25%) e, de igual forma, obras em casa.
Os inquiridos referem que a Loja/Ponto de Venda de aquisição dos bens ou serviços é o canal mais utilizado para a obtenção de empréstimos (40% do total). Só a seguir surgem os Bancos onde os consumidores têm conta (28%).
“Através deste Barómetro, percebemos que os portugueses dos segmentos mais ativos, quando recorrem ao financiamento através do crédito, estão a fazê-lo tendo por base as necessidades da sua fase do ciclo de vida. É também interessante analisar os canais de acesso ao crédito, em que predomina o Ponto de Venda. Daí, ser tão importante o trabalho de supervisão que tem vindo a ser feito, nomeadamente o Regime Jurídico dos Intermediários de Crédito, como forma de melhorar os aspetos de regulação e concorrência no mercado”, adianta Pedro Gouveia Alves, Presidente do Conselho de Administração do Montepio Crédito.
“Há uma tendência para os consumidores privilegiarem a comodidade e rapidez, mais do que o preço, uma vez que as diferenças de preço são irrelevantes atendendo aos valores historicamente baixos das taxas de juro. As pessoas procuram soluções simples e rápidas, com um serviço eficaz que tende, cada vez mais, a ser realizado online, através da internet e em smartphones”, conclui Pedro Gouveia Alves.
Na análise às diferentes gerações, destaca-se, nos Millennials o aconselhamento pelo stand ou ponto de venda como o principal fator de escolha (37%), seguido da rapidez (24%) e da simplicidade (23%). Na geração X, o banco onde tem conta e o aconselhamento em ponto de venda lideram (31% em cada fator) e depois surge a rapidez (25%).
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