Millennials desejam equilíbrio entre vida profissional e pessoal

Pesquisa

Randstad Employer Brand Research
Millennials desejam equilíbrio entre vida profissional e pessoal
5 de Abril de 2019
Millennials desejam equilíbrio entre vida profissional e pessoal
Millennials desejam equilíbrio entre vida profissional e pessoal
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Millennials desejam equilíbrio entre vida profissional e pessoal
Em destaque
Pub Lateral dentro artigoPub Lateral dentro artigo
Continuar a ler depois do destaque
Em destaque
Pub dentro artigoPub dentro artigo

O equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal é o que mais interessa aos millennials (55%) na tomada de decisão a respeito do seu emprego. Esta é uma das principais conclusões reveladas pelo último estudo Randstad Employer Brand Research, que avaliou as respostas de várias gerações em 32 países distintos.

De facto, a geração dos millennials está mais interessada na existência de um equilíbrio entre o seu trabalho e a sua vida pessoal do que as duas gerações antecessoras, nomeadamente a geração X e os boomers. Para estes últimos, é mesmo o ambiente de trabalho que aparece como o critério mais importante na sua decisão de emprego (49%).

Já a geração Z, composta por jovens com idades entre os 18 e os 24, destaca a possibilidade de progressão de carreira como o critério mais importante (51%). Por outro lado, apesar das empresas comunicarem cada vez mais os seus processos de transformação e como utilizam cada vez mais a tecnologia, este não é um critério relevante para nenhuma das gerações, sendo mesmo o menos valorizado.

Este estudo concluiu ainda que, no último ano, o número de portugueses a mudarem de empresa foi mais elevado do que no ano anterior. Um aumento da confiança no mercado e a redução da taxa de desemprego terão ajudado a este crescimento, bem como o aumento da vontade de mudança, revela o Randstad Employer Brand Research.

Por outro lado, a principal razão para os millennials portugueses se manterem fiéis à sua empresa está relacionada com a existência de um bom ambiente no local de trabalho, que lhes seja capaz de proporcionar bem-estar no dia-a-dia. Enquanto 43% dos mesmos valoriza este fator, 35% da geração Z está mais preocupada em ganhar experiência e exige às empresas que criem as condições necessárias para um bom programa de treino.

Por outro lado, o que faz com que nasça uma vontade nos millennials em procurar novos desafios é o facto do salário oferecido pela empresa ser muito baixo (52%). Para a geração mais nova, são os problemas resultantes da falta de equilíbrio entre a vida pessoal e o profissional que mais pesam (27%) e é por isso que, muitas vezes, partem em busca de novas oportunidades.

De acordo com os portugueses, os setores que se configuram como mais atrativos são os da energia, da saúde e dos serviços, os quais se destacam nos critérios de saúde financeira, de utilização de tecnologia de ponta e de boa reputação.

Este estudo revela ainda que os canais mais utilizados pelos portugueses para saber mais sobre as empresas que estão a recrutar são os portais de emprego (77%), as referências provenientes de grupos pessoais (51%) e o Linkedin (47%). Já o site da empresa em questão aparece apenas em sexto lugar na lista.

Para além de todas estas conclusões, a Randstad apresentou também o ranking das empresas mais atrativas para trabalhar em Portugal. Este ano, a classificação engloba as seguintes empresas:

1.Microsoft


2.TAP - Transportes Aéreos Portugueses

3.Hovione

4.ANA - Aeroportos de Portugal

5.Siemens

6.Delta Cafés

7.Nestlé

8.Farfetch

9.Banco de Portugal

10.RTP - Rádio e Televisão de Portugal

11.Fujitsu Technology Solutions

12.OGMA - indústria aeronáutica de Portugal

13.Ikea Portugal

14.Lusíadas Saúde

15.Hospital da Luz

16.Nokia

17.Bosch Termotecnologia

18.Volkswagen autoeuropa

19.Pestana Hotel Group

20.Hoteís Real

Pub
Horizontal Final do artigoHorizontal Final do artigo

Artigos Relacionados

fechar

Millennials desejam equilíbrio entre vida profissional e pessoal

O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

Millennials desejam equilíbrio entre vida profissional e pessoal

Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.

A enviar...

Consulte o seu email para confirmar a subscrição.

Li e aceito a política de privacidade.

imagensdemarca.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile