Newsletter
Pesquisa
O Metropolitano de Lisboa, em parceria com a Visa, Indra, Cybersource, Littlepay e Unicre, já disponibiliza pagamentos por contactless nos canais de validação de todas as estações, num projeto que pretende mudar a forma de como se utiliza o Metro na capital.
Esta nova tecnologia está instalada em todos os canais de validação do Metropolitano de Lisboa que possibilitam a passagem nos mesmos mediante a apresentação de um cartão bancário, de débito, crédito, ou dispositivo de pagamento como smartphone ou smartwatch. Com a chegada desta novidade já não é necessário o típico carregamento prévio com um bilhete de transporte.
Os equipamentos, instalados pela Indra nos canais de acesso, fazem a leitura do cartão e debitam automaticamente o valor da viagem na conta do utilizador. “Nesta nova modalidade de pagamento, as viagens têm o custo normal de 1,65€ (para toda a rede do Metropolitano de Lisboa)”, explica a empresa em comunicado.
No total são 1.504 leitores sem contacto em 752 canais de validação.
O presidente do conselho de administração do Metropolitano de Lisboa, Vitor Domingues dos Santos, refere que “com esta nova funcionalidade o Metropolitano de Lisboa está a contribuir para a melhoria da mobilidade na Área Metropolitana de Lisboa e para a descarbonização e sustentabilidade ambiental, pois ao realizar o pagamento de forma totalmente eletrónica consegue-se, também, reduzir substancialmente a utilização de papel. O Metropolitano de Lisboa é o único operador da cidade em que esta nova tecnologia se encontra implementada em toda a rede e passa a posicionar-se como um dos operadores mais avançados à escala global em termos de serviço público oferecido”, conclui.
Com este projeto, Lisboa junta-se às mais de 100 áreas urbanas em toda a Europa que, graças à colaboração da Visa com autoridades locais e regionais, têm atualmente pagamentos digitais nos transportes públicos.
De acordo com um estudo da C Space, 44% dos utilizadores de transportes públicos acreditam que os utilizariam mais frequentemente se estivessem disponíveis pagamentos contactless e 60% esperam que, no futuro, esta tecnologia esteja disponível em todos os transportes públicos.
A propósito deste lançamento, o Metro de Lisboa reforça a campanha “Passe o cartão, não a carteira”, que apela aos clientes para validarem a sua viagem apenas com um cartão, evitando pagamentos duplicados. “Os clientes devem validar corretamente os seus títulos de transporte, cartões bancários e dispositivos contactless, separadamente”, acrescenta o Metro de Lisboa.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.