Newsletter
Pesquisa
A Mercedes-Benz e a BMW são conhecidas pela sua já antiga rivalidade, mas desta vez parecem estar dispostas a colocar as suas divergências de lado para trabalharem conjuntamente para resolver dois dos desafios mais atuais do universo automóvel: a condução autónoma e a mobilidade elétrica.
De facto, já se sabia que existia a intenção de se formar uma joint-venture entre os dois grupos germânicos, a qual resultaria na constituição de uma empresa de mobilidade conjunta que seria detida igualitariamente pelo BMW Group e pela Daimler AG, fabricante que detém a Mercedes-Benz.
Depois de tal associação ter sido aprovada pelas autoridades da concorrência em solo norte-americano, a Automotive News avançou que tal aliança pode ser ainda maior: isto porque fala-se na existência de um possível entendimento ao nível de áreas em que estas duas marcas se encontram atrasadas relativamente a rivais como a Audi e a Jaguar, como é o caso do desenvolvimento conjunto de plataformas, de baterias para veículos elétricos e de tecnologias de condução autónoma.
Apesar de estas negociações estarem ainda numa fase inicial e sem existir qualquer confirmação das partes envolvidas, tal associação entre as duas fabricantes germânicas irá possibilitar uma redução dos custos de desenvolvimento necessários para a proliferação deste tipo de tecnologias, o que irá beneficiar ambas as marcas.
Além disso, esta partilha de plataformas iria ainda impulsionar a oferta de automóveis elétricos por parte de ambas as marcas, indispensável para ambas visto que a Daimler AG promete disponibilizar uma dezena de modelos livres de emissões até 2022, ao passo que a BMW fala em ter 12 modelos até 2025.
Para além desta joint-venture estabelecida ao nível da mobilidade urbana, a Daimler AG e o BMW Group estão também a trabalhar conjuntamente no estabelecimento da Ionity, uma rede europeia de carregamento rápidos para veículos elétricos e que conta também com o apoio da Ford e da Volkswagen.
Tal como acontece agora com estas duas marcas germânicas, também a Volkswagen e Ford decidiram apostar na partilha de plataformas da primeira das duas empresas para o desenvolvimento de veículos comerciais, esperando-se que esta aproximação se torne oficial já em 2019.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.