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Ao pesquisarmos “mulheres
e autos” num navegador da internet as imagens que aparecem não representam as
mulheres da indústria automóvel, afirma a Mercedes-Benz. Uma campanha da marca
no México procura mudar esta realidade e combater a hipersexualização das
mulheres no setor.
She’s Mercedes, a plataforma da marca que se dedica a
inspirar, conectar e empoderar as mulheres, criou, com o apoio da Publicis Emil
Mexico, uma campanha que nasce com o objetivo de contribuir para a real
representação que as mulheres merecem na indústria.
Para esta ação convidaram as mulheres a retratarem-se da
maneira que elas quisessem e a partilharem as suas fotos nas redes sociais com
o hashtag #MujeresYAutos. O objetivo é “hackear” o algoritmo e modificar os
resultados da pesquisa de fotos que aparecem no navegador.
“Quando realizei pela primeira vez o exercício de procurar
conscientemente «mulheres e autos» na internet, o resultado surpreendeu-me
porque na minha experiência de 11 anos de carreira numa companhia da indústria
automóvel, não via uma imagem com a qual se me sentia sequer identificada”,
explica Thalía Castro, Marketing Manager da Mercedes-Benz México, em
declarações citadas pelo Marketing Directo.
Segundo a profissional, esta campanha não fala apenas da sua
estratégia como marca, mas também “do esforço como enquanto companhia podem
fazer para romper estereótipos e compreender que a diversidade é aquilo que
mais nos ajuda a construir”.
Já para José Álvarez, Diretor de Marketing & RP da marca
no México, as empresas têm um importante papel na sociedade e na companhia têm
consciência do mesmo. “Na Mercedes-Benz e She’s Mercedes sentimos que temos a
responsabilidade de contribuir para mudança de estereótipos. Estas ações são o
nosso grão de areia para que pouco a pouco a conversa mude”, assegura.
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