Newsletter
Pesquisa
Faça parte do futuro do Imagens de Marca
O rigor, a relevância e a criatividade estão
presentes nos conteúdos que disponibilizamos sem restrições, porque o
jornalismo é um veículo fundamental para a economia do país.
Apoie a missão de empoderamento das marcas,
das empresas e das pessoas: faça parte da nossa comunidade.
O mercado deverá crescer 12% em
2021, também reforçado pela Black Friday, explica a GfK.
Depois de um 2020 turbulento, a
economia mundial vai regressando, aos poucos, a níveis pré-pandémicos. O mais
recente estudo da GfK vem comprovar esta ideia, ao perspetivar um final de ano
com um resultado financeiro global positivo para o mercado de bens de consumo
tecnológicos.
Em comunicado, a empresa de
estudos de mercado adianta que este mercado deverá crescer 12% em 2021, “reforçado
pelas vendas da Black Friday”. Além do mais, se no ano passado a Black Friday
resultou em 53% de compras realizadas online, também fruto da pandemia, a GfK
prevê um comportamento semelhante por parte dos consumidores para este ano.
O estudo da GfK prevê ainda um
aumento da procura por este tipo de bens de consumo – uma vez que, num período
de pós-pandemia, “o consumidor valoriza, ainda mais, produtos que acrescentem
valor à sua casa e ao seu conforto”. Por exemplo, as vendas de televisões
panorâmicas com mais de 70 polegadas aumentaram 64% de janeiro a setembro de
2021.
De facto, se no primeiro ano de
pandemia os consumidores procuraram essencialmente produtos “mais básicos”, como laptops (+26% por ano) ou monitores (+35% por ano), agora a procura
releva-se “mais sofisticada”. Os dados divulgados pela GfK mostram que, de
janeiro a setembro de 2021, o setor das Tecnologias da Informação (notebooks, tablets, computadores, impressoras, etc.) registou um crescimento de 21%
– valores que podem ser explicados pelas preocupações com o teletrabalho e com
as aulas à distância, explica a empresa.
E embora os equipamentos de
Tecnologias de Informação e de Escritório tenham dominado o mercado em 2020, os
produtos de Telecomunicações também deverão recuperar este ano. De acordo com a
GfK, as vendas neste setor cresceram 20% globalmente, de janeiro a setembro deste
ano – impulsionadas essencialmente pelos wearables (+50%), smartphones (+19%) e headsets e headphones (+29%).
Já no que toca aos
eletrodomésticos, a empresa de estudos de mercado adianta que a procura por
este tipo de produtos também aumentou consideravelmente durante a pandemia. Em 2020,
os robots de cozinha registaram um aumento de 134% durante a Black Friday, em
comparação com uma semana normal.
Já este ano, a procura tem sido
particularmente alta para aparelhos como máquinas de café (+33% de janeiro a
setembro de 2021) ou processadores de alimentos (+4% de janeiro a setembro de
2021), um comportamento que se prevê acentuado nesta Black Friday.
Artigos Relacionados
fechar
O melhor do jornalismo especializado levado até si. Acompanhe as notícias do mundo das marcas que ditam as tendências do dia-a-dia.
Fique a par das iniciativas da nossa comunidade: eventos, formações e as séries do nosso canal oficial, o Brands Channel.