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Em 2020, 42% dos jovens
que pertencem à Geração Z comprou roupa e acessórios em segunda mão, de acordo
com um estudo da GlobalData e ThredUp.
Os consumidores dão cada vez mais valor à sustentabilidade
nas suas compras e consequentemente os retalhistas apostam na chamada economia
circular, através da venda de produtos em segunda mão.
Segundo um recente estudo da GlobalData e ThredUp, o mercado
de roupa em segunda mão irá duplicar nos próximos cinco anos até alcançar uma
faturação de 77 mil milhões de dólares (mais de 66 mil e 600 milhões de euros)
em 2025. O relatório indica ainda que a venda de roupa usada irá crescer até
2025 cerca de 11 vezes de forma mais rápida que todo o setor da moda no seu
conjunto.
A pandemia parece, de resto, ter dado força a este mercado.
33 milhões de consumidores compraram pela primeira vez roupa em segunda mão no
ano passado. Talvez por vivermos um contexto em que cada vez mais se falam dos
efeitos das alterações climáticas, 42% dos consumidores prevê investir mais
nesta tipo de roupa nos próximos cinco anos. Uma proporção que cresce até aos
53% no caso dos Millennials e da Geração Z.
Em 2020, 42% da Geração Z comprou roupa e acessórios em
segunda mão. 42% dos Millennials adotou um comportamento semelhante, enquanto
as percentagens descem até aos 32% e 16%, respetivamente, no caso da Geração X
e dos “baby boomers”.
O retalho não se mostra alheio à crescente vontade dos
consumidores mais jovens em comprar roupa em segunda mão e, por isso, 60% dos
retalhistas admite agora a possibilidade de oferecer peças em segunda mão aos
seus clientes.
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